Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

Acácia - a árvore

Acacia horrida

Segundo a bíblia a madeira da acácia foi usada para construir a arca da aliança, simbolizando a união de Deus com os homens.

Descrição : Da família Fabaceae, também conhecida como Carambuco africano, Acácia búfalo da África, Acácia espinhosa, Mimosa laranja, Aroma da África, Espinha doce.

É uma árvore de pequeno porte, que tem estipular espinhas de 9,5 centímetros de comprimento.

É usada para reduzir a umidade nos trópicos, especialmente durante a estação seca.

Essa árvore tem uma grande importância econômica, a madeira da acácia é muito usada em celulose, madeira para movelaria e construção, matéria-prima para compensados, combustível, controle de erosão, quebra vento e sombreamento, e principalmente na extração de tanino.

O tanino é extraído principalmente da acácia negra, a acácia negra é uma espécie leguminosa de múltiplos propósitos, tais como restauração de ambientes degradados, fixação de nitrogênio, produção de tanino e de energia.

Indicações : febres, diarreia, dores viscerais e em queimaduras, inflamações da boca e da garganta, usada na veterinária para o tratamento de nefrites dos cães.

Propriedades: anti-inflamatória.

Partes Utilizadas : Folhas e flores.

Origem : Ambientes secos e molhados, cerrado tropical do subtropical a leste da África.

Também é encontrada em outras partes da África, Ásia , Índia e América do Sul

Curiosidade : Segundo a tradição cristã, a madeira da acácia foi usada para a construção da arca da aliança, segundo os desígnios de Deus.

A acácia também é é planta símbolo da Maçonaria; por representar a segurança, a clareza, e também a inocência e a pureza.

A acácia foi tida na antiguidade, entre os hebreus, como árvore sagrada e daí sua conservação como símbolo maçônico.

Os antigos rituais costumavam simbolizar a virtude e outras qualidades da alma com diversas plantas.

A Acácia é inicialmente um símbolo da verdadeira iniciação para uma nova vida, a ressurreição para uma vida futura.

acacia

Modo de Usar :

Febre - Decocção : ferver 25 gramas de flores secas em 250 ml de água, por 15 minutos. Corrigir o sabor com algumas gotas da essência da laranja e adoçar com mel. Beber a decocção quente, duas vezes ao dia.

Diarreia e dores viscerais - Infusão : de 25 gramas de flores secas em 100 gramas de água quente, adoçada com mel. Filtrar, após 10 minutos, e beber em seguida. Várias vezes ao dia.

Colite - Infusão de 60g de folhas secas e de casca em meio litro de água fervente. Deixar amornar o líquido e, então, filtrá-lo.

Queimaduras com pequenas formação de bolhas - Cataplasma da infusão acima para queimadura, misturar uma pitada de goma-arábica em pó e uma clara.

Dieta  de 21 dias

Posologia: Tomar a infusão duas vezes ao dia.

Referências:

DINIZ, Roseane Costa, Manual de medicina integrativa: Memento fitoterápico - Revolução eBook, São Luiz, 2015.

MARCHANTE, Hélia, Maria Morais, Helena Freitas, Elizabete Marchante - Guia prático para a identificação de plantas invasoras em Portugal - Imprensa da Universidade de Coimbra / Coimbra University Press, 2014.