Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

AÇAFRÃO DO PRADO

Colchicum autumnale

É considerado um veneno mortal, devido a presença de colchicina , seu uso terapêutico é muito restrito, no tratamento do ácido úrico.

Descrição : Planta da família das Liliaceae, também conhecido como açafrão de outono, açafrão do prado ou mulher nua.

É uma planta ornamental que produz uma flor que se assemelha ao verdadeiro açafrão, mas a floração ocorre no outono.

O nome de mulher nua vem do fato de que as flores emergem do solo muito tempo depois que as folhas já morreram.

A planta tem sido confundida com forrageiras para gado, que lembra vagamente, mas é um veneno mortal, devido à presença de colchicina, uma droga útil com um restrito uso terapêutico .

Os sintomas de envenenamento por colchicina se assemelham aos de arsénico e não há antídoto.

Apesar de sua toxicidade, a colchicina é aprovada pelo F.D.A. - E.U.A para o tratamento de gota e febre Familiar do Mediterrâneo e também é usado no melhoramento de plantas para a produção de poliploides cepas.

Parte utilizada: Flores, bulbo, sementes.

Usos Medicinais do Açafrão do Prado

Indicações:

Gota (reduzir as febres, dores e o inchaço, eliminar o ácido úrico), câncer (leucemia, porque inibe a divisão celular), homeopatia (dores em geral, reumatismo, desordens gastrintestinais, diarreia e náusea), erupções da pele (uso externo).

Princípios Ativos: Colquicina, lipídios, taninos , açúcares.

Propriedades medicinais: Analgésica, anti-inflamatória, depurativa.

Contraindicações/cuidados:

O envenenamento por sementes ou flores é mortal.

O excesso causa dores gástricas, diarreia e danos renais.

Pode causar anormalidades fetais; não deve ser dado às mulheres grávidas ou pacientes com doença renais.

O uso prolongado pode causar perda de cabelo, desordens do sangue, dores musculares, fraqueza e formigamento nas mãos e pés.

O envenenamento por consumo das sementes ou das flores é frequentemente mortal.

Antídoto : Seu contraveneno é a tanina.

Sintomas do envenenamento : O envenenamento manifesta-se por: salivação, vômitos, diarreia sangrenta, cãibras, paralisia geral, dor gástricas, danos renais, anormalidades fetais, perda de cabelo, desordens do sangue, dor muscular, fraqueza, formigando nas mãos e pés.

acafra do prado

O açafrão do prado no combate ao câncer :

Por ser um veneno mitótico que bloqueia a divisão celular, existem estudos no universidade de Bradford, conduzidos pelo doutor Laurence Patterson, de um remédio a base de colquicina no combate ao câncer.

O remédio foi testado com em camundongos contra câncer de mama, intestino, pulmão e próstata, porém acredita-se ser eficiente contra qualquer tipo de tumor sólido.

Nos testes de laboratório, metade dos camundongos ficou completamente curada após uma única injeção da droga e houve redução no ritmo de crescimento dos tumores em todos os animais testados.

A nova droga produzida a partir do açafrão-do-prado circula na corrente sanguínea, e é ativada por uma substância química emitida por tumores malignos.

Ela ataca as células cancerosas que se espalharam, mas deixaria intactos os tecidos saudáveis. É o que diz o estudo.

VEJA TAMBÉM EM NOSSO SITE :

Receita de compresado chá do açafrão.


Dieta  de 21 dias