Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

Aguariciúnha

Tiaridium indicum

Apesar de ser uma erva daninha, o suco dessa planta pode curar feridas e furúnculos, quandpo utilizada sob a forma de cataplasma.

Descrição : Família das Heliotrópias, também conhecida como Borracha-Brava.

É uma erva daninha comum em lugares desertos, planta anual, ereta, que atinge até 50 centímetros de altura, possui pequenas flores brancas com cálice verdes, dispostas em espigas unilaterais, de folhas ovais. Exala um cheior semalhante ao extramônio.

Origem : Ásia (Malásia, Filipinas e Indonésia).

Partes utilizadas : Folhas, raízes e sementes.

Indicações :

O suco extraído das folhas trituradas da planta é usada para curar feridas, inflamações do ânus, úlceras de pele e furúnculos e pioderma de ringworm.

O suco também é usado como um colírio para conjuntivite.

As folhas trituradas são utilizadas como cataplasma. Na Nova Guiné é utilizada no fumo para dor de cabeça.

Propriedades: desobistruente e mundificativo.

Contraindicações/cuidados: alcaloides pirrolizidínicos (PAs) é encontrado praticamente em todas as plantas da família Boraginaceae.

Pode-se causar efeitos tóxicos em humanos, principalmente a doença venooclusiva, quando tomado como um remédio herbal ou com alimentos.Também acredita-se que causam danos ao fígado.

Flor da Aguariciúnha

Bibliografia:

Langgaard, Theodoro J. H., - Novo formulario medico e pharmaceutico ou Vademecum medicum contendo a descripção dos medicamentos, sua preparação, seus effeitos, as molestias em que são empregados, seu modo de applicação e sua dóse, ...: Illustrado com figuras intercaladas no texto - Laemmert, 1868.

MOREIRA, Frederico ., As plantas que curam: cuide da sua saúde através da natureza - 5. Edição, Hemus Editora Ltda, 1971.


Dieta  de 21 dias