Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento.Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

Alfavaca cheiro de anis

Ocimun Selloii

São diversas as propriedades medicinais da alfavaca cheiro de anis, digestiva, hepática, eliminar gases, tratar a bronquite, inclusive tratar fissuras nos mamilos

Descrição : Herbácea anual que atinge até 50 centímetros de altura, com caule pouco ramificado.

As folhas são ovaladas, opostas, pecioladas, inteiras e membranáceas, com aroma que lembra o da essência de anis, seu sabor é doce e levemente amargo.

As flores são miúdas, de cor branca, e se aglomeram no ápice dos ramos.

Do fruto semente de quatro aquênios, resultam sementes oblongas, muito finas, pequenas e de cor escura.

Parte utilizada: Folhas, flores e raízes.

Plantio : Sua reprodução é por estacas de galhos ou por fruto semente, sendo que as estacas de galho não devem conter flores.

Prefere regiões de clima quente, sendo a melhor época para o plantio, a das chuvas. Não suporta o frio, gosta de sol, mas não em excesso, e á sensível ao vento.

Prefere solos férteis e fofos, com boa drenagem, mas não encharcados.

As folhas frescas podem ser colhidas durante o ano todo e possuem um odor forte, aromático, penetrante, quente, às vezes picante, mais muito agradável.

As folhas destinadas à secagem devem ser colhidas juntamente com as flores, na época da floração, período em que conservam mais o aroma.

Modo de Conservar : As folhas e flores são secas ao sol, em local ventilado e sem umidade, guardar em sacos de papel ou de pano. De preferência, deve ser utilizada fresca

Origem : Ásia tropical, e foi introduzida no Brasil pela colônia italiana.

Alfavaca Cheiro de Anis

Indicação e utilização:

Como Digestivo estomacal; eliminador de gases; gastrites; vômitos : Em uma xícara de chá, coloque uma colher de sobremesa de folhas e flores bem picadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos, espere esfriar e coe. Tome uma xícara de chá de duas a três vezes ao dia, sendo uma de manhã e as demais, antes das principais refeições.

Para tosses; bronquites; gripes, resfriados; febres : Em uma xícara de chá, coloque uma colher de sopa de folhas e flores picadas e adicione água fervente. abafe por 10 minutos, coe e adicione duas xícaras de chá de açúcar cristal. Leve ao fogo brando, até dissolver bem o açúcar, tome uma colher de sopa, de duas a três vezes a dia. Para crianças dar somente metade da dose.

Digestivo estomacal, hepático, biliar e intestinal, gases : Coloque duas colheres de sopa de folhas e flores bem picadas em uma garrafa de vinho branco. Deixe em maceração por sete dias e coe. Tome um cálice , antes das principais refeições.

Tosses rebeldes; gripes; resfriados; bronquites : Em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sopa de folhas e flores fatiadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos, coe e adicione 1 colher de sobremesas de mel. Tome 1 xícara de chá, de manhã e outra à noite

Fissuras nos mamilos das lactantes : Em um pilão, coloque 2 colheres de sopa de folhas e flores frescas picadas. Amasse bem, até firmar uma pasta. Espalhe sobre um pano ou gaze e aplique sobre o parte afetada. Cubra com outro pano, mantendo sempre quente e deixe agir durante a dia ou a noite.

Princípios Ativos: óleo essencial (anetol), taninos , saponinas, pigmentos.

Posologia:

Adultos: 10 a 20ml   de tintura divididos em 2 ou 3 doses diárias, diluídos em água 4g de erva fresca (2 colher de sopa para cada xícara de água) de folhas em infuso até 3 vezes ao dia, com intervalos menores que 12hs. Crianças de 2 a 5 anos: 2ml 3 vezes ao dia, às refeições. De 5 a 8 anos: 3ml 3 vezes ao dia, às refeições. De 8 a 12 anos: 4 ml 3 vezes ao dia, às refeições. Xarope frio de 2 colheres de sopa de folhas amassadas com 1 xícara de chá de água, 1 colher de mel e 10 gotas de propelis. Após coar, dar 1 colher de chá do líquido a cada 6 horas.

Crianças tomam de 1/3 à 1/2 da dose.


Dieta  de 21 dias