Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento.Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

Alfavaca de Vaqueiro

Ocimum incanescens

Originária da América do Sul, de uso corrente pela população cabocla; por ser planta agreste, mas rude, é muitas vezes o único recurso que o mateiro ou caboclo tem na mata para tratar-se.

Descrição : Planta da família das lamiaceae, também conhecida como remédio de vaqueiro.

Herbácea perene de até 1,20 m de altura e caule lenhoso e piloso, pouco ramificado, folhas ovadas, opostas, pecioladas, inteiras, finamente dentadas, recobertas de fina lanugem em ambas as páginas e odor pungente, flores brancas, miúdas, que se aglomeram em espigas no ápice dos ramos.

O fruto semente é um aquênio.

Plantio : Reproduz-se por sementes ou por estaquia.

Prefere climas quentes, precisa de sol e não é exigente quanto ao solo.

Parte utilizada : Raiz

Habitat: Originária da América do Sul, ocorre espontaneamente em várias regiões do país.

História: De uso corrente pela população cabocla; por ser planta agreste, mas rude, é muitas vezes o único recurso que o mateiro ou caboclo tem na mata para tratar-se.

Propriedades: carminativa, antitussígena, peitoral, estimulante, sudorífica, expectorante, diurético, diaforético, antiespasmódica e litagoga.

Alfavaca Cravo

Indicações e utilização:

Gases - como carminativo; afecções respiratórias; tosses, bronquites, coqueluche, gripes, resfriados,

Febre - como peitoral, estimulante, antitussígena, sudorífica e expectorante; cólicas renais, litíase renal: como antiespasmódico e litagogo.

Uso pediátrico: As mesmas indicações.

Posologia:

Adultos: 10 a 20 ml de tintura divididos em 2 ou 3 doses diárias, diluídos em água.

Crianças de 2 a 5 anos: 2 ml 3 vezes ao dia, às refeições.

De 5 a 8 anos: 3 ml 3 vezes ao dia, às refeições.

De 8 a 12 anos: 4 ml 3 vezes ao dia, às refeições. 4g de erva fresca (2 colher de sopa para cada xícara de água) de folhas em infuso até 3 vezes ao dia, com intervalos menores que 12hs; Xarope frio de 2 colheres de sopa de folhas amassadas com 1 xícara de chá de água e 1 colher de mel.

Crianças : tomam de 1/ 3 da dose.


Dieta  de 21 dias

Referências:

_Systema de materix medica vegetal Brasileira contendo o catalogo e classificacao de todas as plantas Brasileiras conhecidas etc. Obra extrahida e traduzida das obras de Car. Fred. Phil. de Martius - Laemmert, Rio de Janeiro, 1854.

MATOS, Francisco José de Abreu, Francisco Dias da Rocha - O formulário fitoterápico do professor Dias da Rocha: informações sobre o emprego na medicina caseira, de plantas do Nordeste, especialmente do Ceará - UFC Edições,  1997.