Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento.Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

Alsina

Stellaria media

Essa planta originária da Europa é considerada uma erva daninham, rica em ferro pode ser usada como laxante.

Descrição : Planta da Família das caryophyllaceae, também conhecida como morugem-branca, morugem-verdadeira, esparguta e morugem vulgar (existindo ainda a variante "merugem") e morrião dos passarinhos.

Planta rasteira e comprida, como a videira, apresenta folhas pequenas e ovoides, com pontas afiadas, que nascem aos pares no caule e o nome do gênero Stellaria é derivado de estrela, que recorre à forma da flor.

As suas flores, pequenas, solitárias ou geminadas, formam corimbos que se bifurcam na extremidade dos caules floríferos, possui formato de estrela.

As sementes ficam numa cápsula espinhosa e são levadas pelo vento quando ela amadurece e se abrem.

As pétalas e as sépalas (cinco cada) têm, grosso modo, o mesmo tamanho.

As sépalas têm bordos membranosos e uma forma entre o ovado e o lanceolado.

Comichão na pele :

Mais conhecida por "remédio para a comichão", a morugem-branca também dá alívio em problemas como eczema, urticária e varições irritadas.

Pode aplicar na pele o creme e o sumo acabando de espremer em várias áreas doridas ou com comichão.

A infusão pode ser adicionada ao banho ou arrefecida e usada para lavar varizes.

Alsina

Origem : É considerada uma erva daninha nos campos de cultivo e jardins da Europa, onde é muito comum, durante todo o ano. Acredita-se que é originária do sul da Europa.

Parte utilizada: Folhas, flores.

Princípios Ativos: Ferro.

Propriedades medicinais: Adstringente, antibacteriano, anti-inflamatória, demulcente, emoliente, febrífugo, laxante, nutritivo, refrigerante, tônico respiratório, vulnerário.

Indicações: Para prisão de ventre na forma de infusão, tensão nas costas e bursite na forma de cataplasma.

O alto conteúdo de lecitina natural da Morugem ajuda o corpo a metabolizar gorduras, tanto que há muito tempo a Morugem é usada como um remédio natural para a obesidade.

O suco fresco é aplicado em olhos em casos de infecção como conjuntivite.

O gargarejo ajuda a tratar feridas na boca.

Contra Indicações e cuidados : doses excessivas podem causar diarreia e vômitos e deve ser evitada durante a gravidez e aleitamento.

Alsina

Curiosidade :

Durante o reinado de Elizabeth I, a alsina era um alimento importante para falcões.


Dieta  de 21 dias