Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento.Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

AMAPÁ DOCE

Brosimum potabile

Essa árvore nativa da região amazônica é rica em látex, que em doses hemopáticas pode ser usado em gastrites e problemas respiratórios.

Descrição : Planta da família das Moraceae, também conhecida como amapá-da-várzea, leiteira. Dá frutos roxo escuros comestíveis e fornece madeira branca, cuja casca exsuda látex branco, conhecido como leite de Amapá e mede de 35 a 40 metros de altura.

Parte utilizada: Látex, extraído principalmente com terçado e machado, através de vários cortes no tronco, e o manejo inadequado frequentemente provoca com grandes cicatrizações e mesmo corte das copas. Existem dois grupos de árvores da amazônia com o latex, uma delas é o amapá doce e a outra é o amapá amargo.

Origem : Região amazônica, em florestas de terra firme e várzea.

Propriedades medicinais: reconstituinte, tônico.

Constituíntes: alcalóides, cálcio, ferro e magnésio.

Indicações : O leite de Amapá ainda se restringe ao uso doméstico e está relacionado com a cura de doenças respiratórias, gastrite, anemia e problemas musculares.

Modo de usar: Em doses homeopáticas.

Amapá


Dieta  de 21 dias

Talvez isso possa lhe interessar :

Composição Inorgânica de Leite de Amapá (Brosimum parinarioides, Brosimum potabile e Brosimum utile ovatifolium).

Constituintes químicos do cerne de Brosimum potabile (Moraceae)

Brosimum sp. da Amazônia: uma revisão - Madeiras Comerciais.

Referência:

_Revista Árvore - Edição de outubro e dezembro de 2000. - Volume 24 - Número 3, Sociedade de Investigações Florestais - Viçoza/MG- ISSN 0100 - 6762.

GOMES, Pimentel - Fruticultura brasileira - NBL Editora, 1972. 13 edição. ISBN 85-213-0126-X. Página 90.

Shanley, Patricia, Gabriel Medina - Frutíferas e Plantas Úteis na Vida Amazônica - CIFOR, 2005. Página 101