Está gripado? Conheça os 5 chás bons para gripe

Está gripado Conheça os 5 chás bons para gripe

Qual família não tem aquelas receitas “milenares” de chás bons para gripe? Em um país como o Brasil, onde há muita variação climática, é fácil cair com um resfriado e sofrer com seus sintomas.

Mesmo que, via de regra, a gripe passe rápido, é sempre bom contar com um remedinho caseiro que aumenta a imunidade e ajuda o corpo a expulsar o vírus da gripe mais rápido! Há quem diga que há apenas duas formas de curar a gripe.

A primeira é simplesmente esperar o tempo de curso do vírus, a segunda é apelar para medicamentos e lidar com os efeitos colaterais, que geralmente envolvem cansaço excessivo nas horas mais inconvenientes.

Mas os chás bons para gripe, que são soluções antigas, ainda são usados por muitas pessoas. Será que a resposta para a gripe está na natureza? Confira a seguir!

Os chás podem realmente ajudar na gripe?

Conteúdo

Sabemos que, assim como os alimentos possuem propriedades que impactam o organismo humano de forma positiva, seja para lhe dar energia, funcionalidade ou proteção, os chás, que normalmente vêm de plantas, também possuem capacidades curativas.

Os chás podem realmente ajudar na gripe
Gripe. Fonte/Reprodução: original

De fato, até hoje a indústria farmacêutica recorre às matérias-primas, encontradas em plantas, frutas, raízes, minérios, dentre outros, a fim de produzir certos medicamentos. Também é preciso mencionar a medicina tradicional, do tempo em que os médicos utilizavam combinações e concentrações diversas de ervas para curar muitas doenças.

Os 5 chás bons para gripe

Em suma, os chás bons para gripe realmente cumprem o que prometem. Existem vários ingredientes e combinações, inclusive saborosas para aqueles que são amantes do chá. Conheça as melhores a seguir!

Chá de limão com mel

Tanto o limão quanto o mel são poderosos para elevar a imunidade comprometida pela gripe. Enquanto o limão é feito da poderosa vitamina C, o mel contém em si uma ação antibacteriana. Assim, o corpo ganha força e, ao mesmo tempo, capacidade para combater o vírus.

Para fazer o chá, é só ferver duas xícaras de água, espremer 2 limões grandes e completar tudo com 4 colheres de mel, para ficar bem concentrado. Após cinco minutos no fogo, já é possível colocar na xícara e beber.

Chá de alho e limão

A combinação de limão com alho lembra os tempos em que a avó obrigava os netos a beber esse remédio natural, mas é um dos chás bons para gripe e há uma razão científica para isso. O limão e o alho são antioxidantes e antibacterianos, ideais para o combate dos sintomas da gripe.

Você deve cortar um limão inteiro em quatro e separar quatro dentes de alho. Ferva duas xícaras de água e coloque os ingredientes nela. É possível adoçar a mistura com mel para melhorar o sabor.

Chá de alho

Caso você esteja sem mel ou limão em casa, pode apelar para um simples chá de alho, que nunca falha em combater a coriza, a febre e a dor de cabeça. Esse chá é vital para desentupir o nariz e tirar o catarro.

Para fazer basta adicionar dois dentes de alho em duas xícaras de água e ferver tudo em uma panela. Se quiser, pode acrescentar uma canela em pau na infusão.

Chá de laranja com gengibre

Além de saboroso, esse chá reúne toda a vitamina C da laranja às propriedade térmicas e anti-inflamatórias do gengibre. É um ótimo aliado contra os desagradáveis sintomas da tosse e da dor de garganta.

Faça esse chá com uma panela e duas xícaras de água. Esprema uma laranja na água e jogue uma lasca de gengibre lá dentro. Deixe tudo ferver bem por cinco minutos, que o chá estará pronto para degustar.

Chá de gengibre com limão

Mais um dos chás bons para gripe, o gengibre e limão são tidos como os mais poderosos no combate a doença, por conta da vitamina C do limão e da ação antioxidante do gengibre.

Faça o chá da mesma forma que o anterior, mas ao invés de espremer uma laranja, esprema as duas partes do limão cortado.

Existe algum efeito colateral negativo?

Em casos de gripes mais leves, só o uso dos chás bons para gripe é o bastante, mas quando o caso é mais sério, pode ser necessário aliar o chá ao medicamento. Nesse caso, é preciso tomar o chá, mas sem exageros. Obviamente, isso vale para o remédio também.

Existe algum efeito colateral negativo
Efeito colateral negativo. Fonte/Reprodução: original

Mas tenha atenção com o gengibre, pois esse alimento não pode ser consumido por quem tem pressão alta ou toma medicamentos controlados para pressão.

Assim, você conheceu mais sobre os chás bons para gripe, então se você está passando por esse momento ou conhece alguém que esteja resfriado, indique este conteúdo para que ele também possa melhorar da gripe, sem utilizar tanta medicação.

Deixe um comentário