Benefícios do Alho Poró: Um Pequeno Extra que Faz toda diferença na sua Saúde.

Benefícios do Alho Poró: Um Pequeno Extra que Faz toda diferença na sua Saúde.

O alho poró tem sido usado há séculos como um alimento saudável e como um remédio natural para muitas doenças. É rico em nutrientes, possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de ser um ótimo tempero para vários pratos. Neste artigo, vamos explorar os benefícios do alho poró para a saúde e como ele pode ser usado para melhorar a qualidade de vida.

Tabela sobre Alho Poró e suas propriedade

Conteúdo

Benefícios Como Usar Contraindicações
Prevenir a pressão alta e arteriosclerose Infusão ou decocção Úlceras gastroduodenais, gastrite ou fraqueza estomacal
Auxiliar na dissolução de cálculos renais Conservas, cozidos vegetais ou prato principal Nutrizes e sementes
Ter efeito tônico em pessoas enfraquecidas 5 gramas em 1 copo de água fervente por 5 minutos Hemólise
Prevenir gripes e resfriados Um bulbo em 250 ml de água fervente por 10 minutos Cólicas nos bebês
Ajudar na expulsão de vermes Molhos especiais

Benefícios do Alho Poró: Um Pequeno Extra que Faz toda diferença na sua Saúde

O alho porró é uma planta herbácea anual pertencente à família das Liliacea, também conhecida como alho francês. Originário da Europa e Ásia, foi usado tradicionalmente pelos antigos Egípcios, Gregos e Romanos para diversas afecções. Hoje em dia, é encontrado no sudeste do Brasil em feiras livres e supermercados.

O alho porró é rico em mucilagens, sais minerais (ferro, enxofre cobre), vitaminas C, B1 e E, celulose, proteínas, açúcares, pectina alicina e ácidos orgânicos (esteárico, linoleico, palmítico). Por possuir essas propriedades, tem sido usado para prevenir a pressão alta e a arteriosclerose, auxiliar na dissolução de cálculos renais, ter efeito tônico em pessoas enfraquecidas, prevenir gripes e resfriados e ajudar na expulsão de vermes.

Como Usar o Alho Porró?

O alho porró pode ser usado medicinalmente via infusão ou decocção. Para fazer infusão, é recomendado usar 5 gramas em 1 copo de água fervente por 5 minutos. Já para decocção, é recomendado usar um bulbo em 250 ml de água fervente por 10 minutos.

Além disso, o alho porró também pode ser usado na culinária como conservas, cozidos vegetais, suflês, sopas, sopas desidratadas ou prato principal com molhos especiais.

Contraindicações

Embora seja muito benéfico para a saúde, o alho porró possui algumas contraindicações. Pessoas com úlceras gastroduodenais, gastrite ou fraqueza estomacal não devem consumir pois pode causar problemas estomacais. Nutrizes não devem consumir pois pode impregnar o leite materno e causar cólicas nos bebês. As sementes também podem provocar hemólise.

FAQ:

Onde posso encontrar alho porró?

O alho porró é encontrado no sudeste do Brasil em feiras livres e supermercados.

Como usar o alho porró medicinalmente?

O alho porró pode ser usado medicinalmente via infusão ou decocção. Para fazer infusão, é recomendado usar 5 gramas em 1 copo de água fervente por 5 minutos. Já para decocção, é recomendado usar um bulbo em 250 ml de água fervente por 10 minutos.

Quais as contraindicações do alho porró?

Pessoas com úlceras gastroduodenais, gastrite ou fraqueza estomacal não devem consumir pois pode causar problemas estomacais. Nutrizes não devem consumir pois pode impregnar o leite materno e causar cólicas nos bebês. As sementes também podem provocar hemólise.

Em suma, o alho porró é uma planta herbácea muito usada na culinária francesa que possui propriedades medicinais para prevenir a pressão alta e arteriosclerose. Pode ser usado medicinalmente via infusão ou decocção ou na culinária como conservas, cozidos vegetais ou prato principal com molhos especiais. No entanto deve-se tomar cuidado com as contraindicações mencionadas anteriormente.

Deixe um comentário