Chá para emagrecer: como funciona e como tomar?

chá para emagrecer como funciona e como tomar

O chá para emagrecer tem sido um dos recursos mais procurados por pessoas que estão buscando formas de reduzir o seu peso. O chá é, sem dúvidas, uma das bebidas mais ingeridas do mundo e é considerado um item indispensável na vida de milhões de pessoas.

Isso se dá principalmente pela quantidade benefícios que eles podem trazer, como regular o sono, melhorar o humor e prevenir doenças. Além disso, atualmente muitas pessoas têm recorrido aos chás para lhe ajudar no processo de emagrecimento. Mas como isso funciona?

Neste post, vamos entender melhor o que é o chá para emagrecer. Vamos conhecer os seus tipos, entender como funcionam e, também, descobrir qual a forma correta de consumir esses chás. Acompanhe a seguir!

O que são os Chás para emagrecer?

Conteúdo

Como o próprio nome sugere, o chá para emagrecer é uma bebida que conta com determinadas propriedades que, em conjunto com uma boa dieta e prática de atividades físicas, pode contribuir no processo de emagrecimento.

o que são os chás para emagrecer
o que são os chás para emagrecer. Fonte/Reprodução: original

O chá é uma das bebidas mais antigas do mundo e é consumida por bilhões de pessoas nas mais variadas nações. Eles podem ser uteis para uma grande variedade de ações, incluindo emagrecer. Existem diversos tipos de chás que auxiliam no emagrecimento, que agradam os mais variados gostos e atendem a diferentes necessidades.

Quais os tipos de Chá para emagrecer?

Existem diversos tipos de ervas que podem ser utilizadas para o preparo de chás. Por conta disso, temos a nossa disposição uma grande variedades de chás para emagrecer. Vamos conhecer os melhores tipos:

Chá-verde

O chá-verde é provavelmente o tipo mais conhecido de chá para emagrecer. Ele é obtido da planta Camellia Sinensis, que costuma ser uma grande aliada para pessoas que adotam medidas para emagrecer.

Esse chá conta com propriedades que aceleram o metabolismo, gerando um gasto maior de energia no organismo, auxiliando, dessa forma, no emagrecimento. Além disso, o chá-verde também ajuda na digestão e previne a retenção de líquidos em nosso organismo.

Chá de Cúrcuma com Limão

A cúrcuma e o limão são dois itens que quando combinados em um único chá, podem ser de grande ajuda para quem quer emagrecer. Isso ocorre porque a cúrcuma possui a capacidade de aumentar o metabolismo, enquanto o limão conta com uma ação diurética e diminui a vontade de ingerir qualquer tipo de doce.

Chá de Hibisco

O chá de hibisco é mais um que possui ação diurética e promove o gasto de energia no nosso organismo, por conta de sua forte ação termogênica, que faz com que o nosso corpo desinche e que tenhamos mais disposição para praticar atividades físicas.

Outro benefício do chá de hibisco é que ele também pode regular a pressão arterial e diminuir os níveis de colesterol no organismo. Esse chá também pode ser preparado em conjunto com a canela, basta colocá-la na água fervendo com as flores de hibisco.

Chá-Preto

O chá-preto também é extraído da Camellia Sinensis, a mesma planta do chá-verde. A diferença é que o chá-preto é passa por um processo maior de fermentação, reduzindo a ação antioxidante.

Em compensação, ele contém mais cafeína, que reduz a fadiga e aumenta o gasto de energia. O chá-preto também pode melhorar a digestão e estimular o cérebro, podendo até aumentar o seu rendimento nas atividades físicas.

Chá Branco

O chá branco é o oposto do chá-preto. Ele é extraído da mesma planta, mas não passa por nenhum processo de fermentação e possui uma quantidade menor de cafeína. Devido a isso, esse chá possui uma ação antioxidante muito poderosa, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares, cerebrais e até mesmo de alguns tipos de câncer.

Apesar de possuir pouca cafeína em sua composição, o chá branco também pode te ajudar a emagrecer. Esse chá também possui ação termogênica, que acelera o metabolismo e promove a perda de calorias.

Chá-mate com limão.

O chá-mate com limão também é uma bebida muito útil para aqueles que estão em busca do emagrecimento. Além de aumentar o gasto de energia no nosso organismo, esse chá nos proporciona uma sensação de saciedade, reduzindo a vontade de comer e impedindo, dessa forma, o ganho de peso.

Chá de feno-grego e alcachofra

O chá de feno-grego e alcachofra tem a capacidade de lhe proporcionar uma sensação de saciedade, que lhe fará comer menos. Mas não para por aí, já que o seu consumo também está relacionado a aceleração do metabolismo e a diminuição da retenção de líquido, que ajuda a desinchar o corpo.

Chá de gengibre com abacaxi

Esse chá é outra excelente opção para acrescentar na sua dieta. Uma curiosidade desse chá é que ele é feito usando as cascas do abacaxi, permitindo que você possa aproveitar ao máximo os nutrientes dessa fruta tão saborosa.

Quanto aos seus benefícios, esse chá também causa no seu corpo a sensação de que sua fome já foi saciada e melhora o funcionamento do intestino, já que o chá de gengibre com abacaxi também possui muita fibra.

Chá de carqueja

Para aqueles que gostam de um chá que tenha o gosto mais amargo, temos o chá de carqueja, feito com as hastes da planta. Ele possui ação diurética e efeito laxante, ajudando a soltar o intestino.

Além disso, o chá de carqueja também pode melhorar a digestão e o sistema imunológico. Porém, esse chá precisa ser consumido com moderação, já que se consumida em excesso pode causar efeitos colaterais como a hipertensão, por exemplo.

Matchá

O Matchá é mais um tipo de chá obtido da Camellia Sinensis. A diferença é que nesse caso as folhas da planta são trituradas até obter o pó que se usa para fazer o chá, preservando a concentração de aminoácidos presentes na planta.

Por conta disso, esse chá tem sido muito consumido pelos praticantes de atividades físicas, já que os aminoácidos presentes no chá contribui para a recuperação muscular. O Matchá também possui ação termogênica e propriedade antioxidante.

Como eles funcionam no organismo?

Apesar de serem feitos com diferentes tipos de erva, os chás para emagrecer funcionam quase que da mesma forma no nosso organismo. A maioria deles possui ação termogênica, que aumenta o metabolismo, gerando um maior gasto de calorias, fator fundamental para o emagrecimento.

como eles funcionam no organismo
como eles funcionam no organismo. Fonte/Reprodução: original

Esses chás também agem contra a retenção de líquido no nosso corpo, um problema muito comum que gera inchaço em diferentes partes do físico. Além disso, alguns desses chás também possuem cafeína, que estimula o cérebro e nos dá mais energia para praticar atividades físicas, e tem propriedades diuréticas.

Quem pode consumir Chá para emagrecer?

O chá para emagrecer é uma bebida natural que pode ser consumida por praticamente qualquer tipo de pessoa, desde que nas quantidades indicadas por especialistas. Porém, existem alguns tipos de pessoas que devem evitar o consumo de determinados tipos de chá.

É o caso dos hipertensos, intolerantes a lactose, pessoas que sofrem com gastrite e também as gestantes. Esses chás mexem com a mente e com o organismo, assim, para esses tipos de pessoas especificamente, esses chás, se tomados em excesso, podem provocar algumas reações indesejadas.

Quais são os benefícios de consumir esses chás?

O emagrecimento não é o único benefício que os chás oferecem. Eles podem ser uteis para as mais diferentes funções do nosso corpo, melhorando consideravelmente a nossa qualidade de vida. Vamos conhecer alguns desses benefícios:

Relaxamento

Alguns tipos de chá para emagrecer também tem a capacidade de acalmar a nossa mente, reduzindo os níveis de cortisol na corrente sanguínea. É fato que o estresse atormenta a vida de praticamente todas as pessoas, portanto, nada melhor que tomar uma xícara de um saboroso chá que agirá em nossa mente diminuindo os níveis de estresse.

Estimula o cérebro

Outro efeito do chá em nossa mente é na melhoria da concentração. É o caso do chá-preto, por exemplo. Além de ser um ótimo chá para emagrecer, o chá-preto também aumenta a circulação sanguínea em nosso cérebro, estimulando os neurônios. Por conter propriedades como cafeína e teanina, esse chá também pode aumentar o nosso nível de aprendizagem.

Previne a insônia

Tomar uma xícara de chá pode ser de grande ajuda para termos uma boa noite de sono. Os chás são ricos em antioxidantes que acalmam a nossa mente, nos ajudando a ter uma noite de sono bem mais tranquila.

Mas não para por aí, fazer uma boa digestão dos alimentos também é importante para aqueles que querem dormir bem. Alguns dos tipos de chá para emagrecer, como o chá-verde, também possuem propriedades que auxiliam na boa digestão dos alimentos, mas é preciso tomar cuidado para não exagerar, por conta da cafeína.

Previne doenças cardiovasculares

Doenças como derrames cerebrais e infartos tem se tornado muito comuns atualmente. Assim, o recomendado é que tenhamos uma vida com hábitos mais saudáveis, e o consumo de chá deve ser parte deles.

Se associados a uma boa alimentação, os chás podem ser de grande ajuda no combate de doenças cardiovasculares, principalmente os chás verde e preto, que atuam estimulando as funções cognitivas e reduzindo os níveis de colesterol.

Desintoxicação do organismo

É comum que, com o passar do tempo, as nossas células envelheçam e sejam substituídas por outras. Porém, a medida que vamos envelhecendo, esse processo acelera, acarretando o envelhecimento dos órgãos.

Os radicais livres são substancias produzidas pelo nosso organismo, que aceleram ainda mais esse processo. Por conter efeitos antioxidantes, os chás podem ser grandes aliados no combate ao envelhecimento do organismo, desintoxicando-o e combatendo os radicais livres.

Evita o câncer

Outra consequência negativa que os radicais livres podem trazer para o nosso organismo é facilitar o desenvolvimento câncer, gerado pelo crescimento excessivo de células que sofreram alguma espécie de mutação.

Portanto, combater os radicais livres é importante não só pelo emagrecimento e retardo do envelhecimento, como também para se prevenir contra doenças graves. Assim, o recomendado é acrescentar no nosso dia a dia o hábito de tomar chás.

Atua na redução dos níveis de colesterol

O nosso corpo possui dois tipos de colesterol, o HDL e o LDL, conhecidos como colesterol bom e ruim, respectivamente. Quando o nível de colesterol LDL do nosso corpo está alto, as chances de ter um AVC ou infarto aumentam consideravelmente.

Os chás para emagrecer também auxiliam na redução do colesterol ruim. O chá-verde, por exemplo, possui um forte poder antioxidante, impedindo que o nosso organismo absorva grandes quantidades de LDL.

Controle da pressão

Não é difícil encontrar pessoas que sofram com variações na pressão arterial. Esse problema é grave e pode trazer sérias consequências. Alguns tipos específicos de chá para emagrecer pode ajudar também no controle da pressão arterial.

É o caso do chá de hibisco, que devido aos seus efeitos diuréticos, ajudam a estabilizar a pressão arterial. Já os chás para emagrecer que possuem cafeína, como o chá-preto, devem ser consumidos moderadamente pelos hipertensos.

Quais os cuidados ao consumir Chá para emagrecer?

Agora que viu que o chá para emagrecer também podem contribuir em várias outras áreas do nosso corpo, deve ter dado muita vontade de consumir todos os tipos de chás. Mas é preciso destacar que existem alguns cuidados a serem tomados.

É verdade que os chás são aliados do emagrecimento, porém, se consumidos em alta quantidade, eles podem se tornar prejudiciais ao nosso organismo. Alguns desses chás possuem efeito laxativo, que se for consumido em excesso pode trazer problemas como diarreia, vômito e desidratação.

Além disso, a maioria dos tipos de chá para emagrecer possem cafeína, que se for ingerida em excesso pode causar insônia. Outro fato que devemos nos atentar é a versão do chá que estamos consumindo.

O ideal é que o chá para emagrecer seja consumido em sua forma natural, dispensando as versões industrializadas, que por conter açúcar e sódio, têm os seus benefícios anulados.

Agora que sabemos que os chás para emagrecer realmente funcionam, vimos os seus benefícios e conhecemos os cuidados a serem tomados, vamos ver qual é melhor forma de preparar esses tipos de chá.

Como preparar esses chás?

Outra vantagem do chá para emagrecer é que ele é fácil e rápido de ser preparado. A única coisa que você vai precisar é de uma determinada quantidade de água fervendo, que varia dependendo do tanto que você pretende consumir, e do tipo de chá que será preparado.

Para entender melhor como preparar o chá para emagrecer, vamos usar como exemplo o modo de preparo do chá-mate com limão.

Passo a passo

A primeira coisa a se fazer é reunir os ingredientes. Para fazer uma xícara de chá-mate com limão você vai precisar de:

  • 150 ml de água fervendo;
  • Suco extraído da metade de um limão;
  • 1 colher (sopa) de chá-mate.

Após reunidos os ingredientes, já pode começar a preparar. Comece pondo a água para ferver. Em seguida, em uma xícara, adicione a água e as folhas do chá. Deixe que o chá descanse por pelo menos 5 minutos para, então, acrescentar o suco do limão. Nesse momento, o chá estará pronto para ser consumido.

Como tomar?

O ideal é tomar uma quantidade moderada de chá diariamente, limitando o consumo entre 1 e 3 xícaras. Quanto ao horário, o recomendado é consumir o chá durante o dia, já que tomá-los a noite pode provocar uma indesejada insônia, devido à cafeína que está presente na composição de alguns desses chás.

É importante destacar que o consumo de chá para emagrecer deve servir como complemento de uma boa dieta e prática de exercícios físicos frequentes. Apesar de contribuir para o emagrecimento, esses chás por si só não lhe darão nenhum resultado significativo.

Propagandas de chás milagrosos que prometem emagrecer quase que instantaneamente tem se tornado cada vez mais comuns. Mas essas propagandas são enganosas, e o consumo dessas bebidas deve ser evitado, optando sempre por consumir os chás naturais, aliados a bons hábitos físicos e alimentares.

Onde comprar Chá para emagrecer?

Podemos encontrar chá para emagrecer em lugares como farmácias de manipulação, lojas de produtos naturais e até em supermercados. Lembre sempre de comprar as versões naturais do chá, evitando as industrializadas.

Devo buscar ajuda profissional antes?

Sim, é altamente recomendado buscar ajuda de um especialista antes de começar a consumir um determinado tipo de chá para emagrecer. Ele fará uma avaliação do seu corpo e, com base nisso, dirá qual o tipo mais recomendado de chá para você, determinando também os horários e a quantidade a ser consumida e as outras práticas a serem seguidas (de alimentação, sono e exercícios).

Em suma, o chá para emagrecer pode ser um verdadeiro aliado para aqueles que estão buscando formas saudáveis de ficar em dias com a balança. Se consumidos com moderação e acompanhamento médico, os chás só terão benefícios a nos oferecer.

Deixe um comentário