Chás alcalinos: quais os efeitos e benefícios para a saúde?

Chás alcalinos: quais os efeitos e benefícios para a saúde?

Se você é um apreciador da bebida, com certeza já ouviu falar dos chás alcalinos. Sabemos que essa bebida aconchegante proporcionar diversos benefícios a saúde. Por isso, conhecer seus tipos é essencial para acrescentar em nossa rotina e ter uma vida saudável.

Assim, se quer conhecer mais ou tirar suas dúvidas sobre os chás alcalinos, siga com a leitura deste conteúdo e confira o que são, quais seus benefícios, como preparar e muito mais!

O que são chás alcalinos?

Conteúdo

Os chás alcalinos são bebidas feitas a partir de ervas e plantas com propriedades alcalinizantes. Isso significa que eles ajudam a aumentar o pH do corpo, tornando-o mais alcalino.

Isso é considerado benéfico para a saúde, pois muitos especialistas acreditam que uma dieta alcalina ajuda a prevenir doenças e melhorar a saúde geral. Alguns exemplos de chás alcalinos incluem chá-verde, hibisco e chá de raiz de açafrão.

Quais os benefícios de beber chá alcalino?

Os benefícios potenciais de beber chá alcalino incluem: auxilia a equilibrar o pH do corpo. Saiba que uma dieta alcalina é considerada benéfica, pois ajuda a neutralizar os ácidos no corpo, e assim preveni doenças e melhorar a saúde geral.

Possui características anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam no fortalecimento o sistema imunológico. Auxilia na perda de peso, pois aceleram o metabolismo e a queima de gordura.

Ajudam na melhora da digestão, reduzindo a inflamação do trato gastrointestinal e a regulação do trânsito intestinal. Chás alcalinos, como o chá de erva-cidreira, são conhecidos por serem calmantes e amenizam o estresse. Esses são alguns dos benefícios mais notados no organismo.

Quais os efeitos colaterais de beber chá alcalino?

Os efeitos colaterais de beber chá alcalino são geralmente leves e raros. No entanto, algumas pessoas podem sentir alguns efeitos como: Náusea, estômago sensível, insônia e possíveis alergias.

É importante lembrar que estes são efeitos colaterais raros e, geralmente, leves. Muitas pessoas podem beber chá alcalino sem problemas. Mas se você tiver preocupações sobre os efeitos colaterais de beber chás alcalinos, consulte um médico.

Existem diferentes tipos de chá alcalino?

Sim, existem diferentes tipos de chá, feitos a partir de ervas e plantas com propriedades alcalinizantes. Alguns exemplos incluem:

  • Chá-verde: É considerado alcalinizante devido ao alto teor de clorofila e antioxidantes;
  • Hibisco: Com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o chá é feito a partir das flores de hibisco;
  • Raiz de açafrão: É feito a partir da raiz de açafrão com propriedades alcalinizantes e anti-inflamatórias;
  • Erva-cidreira: As folhas de erva-cidreira contam com propriedades calmantes;
  • Camomila: Contém propriedades alcalinizantes e calmantes. É feito a partir das flores de camomila;
  • Erva-doce: É feito a partir das sementes de erva-doce com propriedades alcalinizantes e anti-inflamatórias.

Esses são apenas alguns exemplos de chás alcalinos disponíveis, existem muitas outras ervas e plantas que podem ser usadas.

Como preparar chá alcalino?

A preparação do chá alcalino varia conforme a erva ou planta que você estiver usando. Aqui está um exemplo geral de como preparar chá alcalino:

  • Escolha a erva ou planta alcalinizante desejada e coloque a quantidade recomendada em uma xícara ou chaleira;
  • Adicione água quente à xícara ou chaleira e deixe a erva infundir por cerca de 5 a 10 minutos;
  • Coe o chá e adicione um pouco de mel ou outros adoçantes naturais, se desejar;
  • Sirva o chá quente ou adicione cubos de gelo para beber frio.

Algumas ervas e plantas podem ser infundidas por mais tempo, outras com menos tempo ou requerer uma técnica específica, sendo recomendável seguir as instruções de preparação específicas da erva ou planta que você estiver usando.

Lembre-se que os benefícios e efeitos colaterais variam conforme a erva ou planta utilizada, é recomendável consultar um médico ou nutricionista antes de adicionar chás alcalinos à sua dieta.

Deixe um comentário