Chás antioxidantes: como funcionam?

Chás antioxidantes: como funcionam?

Conhecer os vários tipos de chás antioxidantes e as suas propriedades é essencial para o contexto atual e pode, literalmente, salvar a sua vida. Essas bebidas, além de terem um longo histórico de uso, são responsáveis por evitarem uma série de doenças graves como câncer, infarto, entre outros problemas.

Mas, apesar do hábito de beber chá ser bastante comum entre as pessoas, algumas não conhecem as propriedades das bebidas constantemente ingeridas. Por isso, vamos mostrar as várias vantagens de se consumir os chás antioxidantes e mostrar o porquê deles serem capazes de tal feito.

Quais são os chás antioxidantes?

Conteúdo

Antes de tudo, vamos mostrar 3 tipos de chás antioxidantes muito conhecidos pelas pessoas. Para abrir a lista, nada melhor do que o popular chá verde, conhecido pela comunidade que busca emagrecer, mas essa bebida possui ótimos resultados em efeitos antioxidantes, pela presença de catequinas, que combatem os radicais livres do corpo.

Quais são os chás antioxidantes?
Quais são.Fonte/Reprodução: original.

O segundo da lista é o chá de gengibre, outro que também conhecido por auxiliar no emagrecimento, mas demonstra ser uma ótima bebida antioxidante por estimular o organismo a eliminar as toxinas e ser anti-inflamatório. 

Por fim, o terceiro da lista é o chá de hibisco, que pela presença de antocianinas é conhecido por ser um dos chás antioxidantes, que consegue evitar o acúmulo de gorduras,

já que eles dificultam a formação de adipócitos. 

Por que os chás antioxidantes são benéficos para a saúde?

A partir da lista anterior, podemos notar instantaneamente a importância desses chás antioxidantes: manter a estabilidade do organismo. Conforme crescemos, temos tendencia a mudar o nosso consumo de alimentos e, consequentemente, inserir toxinas diferentes diariamente, e é nesse ponto que entram os antioxidantes.

Acontece que, o principal efeito que alimentos com propriedades antioxidantes apresentam é justamente a eliminação desse excesso de toxinas, além de combater os radicais livres, que por definição, são moléculas extremamente instáveis que podem oxidar outros componentes do organismo humano.

Quais os nutrientes presentes nos chás antioxidantes?

Se analisarmos calmamente os componentes antioxidantes, veremos que a forte presença de alguns nutrientes em comum como vitamina C, alguns minerais como zinco, cobre, entre outros. No caso dos chás antioxidantes, temos a vitamina C presente em todos da lista anterior, no de gengibre temos a presença de cobre.

Como os chás antioxidantes podem proteger o organismo?

Os alimentos e bebidas com propriedades antioxidantes sempre chamaram atenção dos cientistas e sempre foram alvo de estudo justamente pela capacidade de combater o excesso de toxinas presentes no organismo.

Como os chás antioxidantes podem proteger o organismo?
Eles ajudam a proteger organismo.Fonte/Reprodução: original.

Como já dissemos, toxinas são produzidas pelo corpo e são ingeridas constantemente por nós através da alimentação. Por isso, faz-se necessário a presença tanto de chás, como de alimentos com as propriedades antioxidantes para equilibrar as funções.

Existe alguma forma de saber se um chá é realmente antioxidante?

Só é possível descobrir um chá antioxidante através da análise de seu composto principal. Como informamos no tópico dos nutrientes desses grupos, geralmente os antioxidantes possuem a presença de vitamina C, E, e outros estimulantes de desintoxicação para o organismo.

Assim, se você não tem uma alimentação tão saudável, procure melhora-lá e também inserir chás antioxidantes em sua rotina, para fazer essa limpeza em seu organismo e claro, aproveitar de todos os benefícios que esses chás oferecem.

Com isso, terminamos por aqui. Espera-se que com todo o texto você saiba melhor como os chás antioxidantes podem ajudar na estabilidade do seu organismo e como fazer bom uso dessas bebidas. Não esqueça de compartilhar este artigo para ajudar com a divulgação e para mais conteúdos semelhantes, sempre que possível retorne para este site.

Deixe um comentário