Chás caseiro para gordura no fígado

Chás caseiro para gordura no fígado

Muito se fala sobre a importância do coração e do cérebro, mas um órgão de extrema importância que é negligenciado é o fígado; inclusive é por isso, que problemas como a gordura no fígado derivam.

Se você deseja aprender formas naturais de resolver esse problema, saber o que é a gordura no fígado, essa é a leitura ideal para você.

O que é a gordura no fígado?

Conteúdo

A gordura no fígado é basicamente o acúmulo de gordura nessa região, essa condição permite que células do órgão sejam infiltradas por gordura. Também é conhecida como esteatose hepática, e precisa de tratamento, especialmente quando o órgão já está com 5 a 10% de gordura. 

O que é a gordura no fígado?
O que é a gordura no fígado. Fonte/Reprodução: original.

É normal que este órgão tenha um certo nível de gordura, porém não se pode permitir que passe da conta, pois isso pode gerar problemas sérios como cirrose e câncer de fígado.

O que causa a gordura no fígado?

As principais causas da gordura no fígado são: abuso de álcool, mesmo que esporadicamente, estilo de vida sedentário e alimentação desregrada e gordurosa. 

Outras causas que acabam se somando e trazendo essa condição são: diabetes, hipertensão, colesterol alto e até mesmo gravidez.

Quais as consequências da gordura no fígado?

Se a gordura no fígado não for tratada pode gerar consequências indesejáveis como a fibrose, que ocorre pela constante tentativa de regeneração que o órgão faz. 

Quais as consequências da gordura no fígado?
Consequências da gordura no figado. Fonte/Reprodução: original.

Existe também a possibilidade da gordura no fígado acarretar uma cirrose hepática, onde o resultado pode ser a insuficiência hepática e a necessidade de um transplante.

Em casos ainda mais graves a consequência pode ser um câncer de fígado.

Como prevenir a gordura no fígado?

A prevenção se dá por meio de um estilo de vida saudável e equilibrado, evitando bebidas alcoólicas.

Na alimentação aprenda a evitar alimentos industrializados, porém se necessário consumo, leia atentamente o rótulo, e evite ingredientes como: xaropes, gorduras trans, conservantes, corantes e sucralose.

Consuma alimentos ricos em fibras e ômega 3, eles ajudam a manter o bom funcionamento do intestino, consequentemente equilibrando o colesterol. A seguir confira a lista de alimentos que você deve evitar:

  • Gordura de carnes;
  • Carne vermelha em geral;
  • Alimentos cheios de açúcares como biscoitos industrializados;
  • Frituras;
  • Embutidos (salsicha, salame, calabresa…);
  • Gorduras hidrogenadas;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Refrigerantes;
  • Salgadinhos industrializados.

Você não precisa de nenhum remédio ou medida externa para prevenir a gordura no fígado, a “fórmula mágica” é simplesmente ter uma dieta saudável e nutritiva e se exercitar diariamente.

3 melhores chás caseiros para gordura no fígado

A natureza é uma excelente aliada no combate de qualquer doença, e com a gordura no fígado não é diferente. Confira os 3 melhores chás para esse fim.

Alcachofra

Esse poderoso chá promove a limpeza do fígado e ajuda na recuperação. Para preparar você precisa ferver 750 ml de água, adicionar a erva, tampe o recipiente e aguarde 3 minutos ainda fervendo, depois é só esperar esfriar para beber.

Casca de limão

O chá da casca do limão ajuda na eliminação das toxinas que ficam no fígado. Para tomar você irá precisar aquecer 250 ml de água, adicionar a casca de limão e tampar por 10 minutos, espere esfriar para consumir.   

Cúrcuma

Essa raiz é famosa por suas propriedades curativas, para o fígado ela ajuda na desintoxicação. Antes de tomar, você irá aquecer 1L de água, coloque 2 colheres de cúrcuma em pó, deixe em chá em fogo baixo por 15 minutos.

Esses são os principais chás que auxiliam no tratamento e prevenção da gordura no fígado, mas lembre-se de sempre manter consultas e exames regularmente.

Agora você tem poderosos aliados para diminuição da gordura no fígado. Não perca tempo e faça hoje mesmo seu chá, não se esqueça: sua saúde é seu bem mais precioso.

4 comentários em “Chás caseiro para gordura no fígado”

Deixe um comentário