Um nariz entupido causa muito desconforto, mas os chás descongestionantes podem ser a solução. Estas bebidas caseiras possuem substâncias que ajudam na eliminação do muco, desinflamação das vias aéreas e melhora da respiração, uma verdadeira mão na roda no tratamento de gripes e resfriados.
Neste texto vamos compartilhar quais os melhores chás descongestionantes para desentupir o nariz e tratar infecções ou alergias respiratórias e em cada uma das opções terá o passo a passo de como preparar a infusão em casa. Confira os detalhes no texto!
Chá de tomilho
Conteúdo
O chá de tomilho é cheio de propriedades anti-inflamatórias e antissépticas. A bebida contém carvacrol, timol, cimeno e linalol, compostos que ajudam a diminuir a inflamação das vias áreas e eliminar o muco.
Para preparar este chá, você precisa de dois ramos de tomilho seco e um litro de água. Leve o líquido ao fogo, assim que levantar fervura desligue. Adicione o tomilho e deixe descansar por cerca de dez minutos. Depois coe e sirva imediatamente. Beba até três xícaras por dia. Crianças, gestantes e lactantes não devem consumir este chá.
Chá de açafrão
O açafrão, também conhecido como cúrcuma, é muito utilizado como condimento na cozinha, mas também oferece propriedades incríveis que o destacam entre os demais chás descongestionantes. Ele possui a curcumina, substância que age diminuindo a inflamação nasal.
Para preparar o chá de açafrão, você precisa de uma colher de sobremesa de açafrão em pó e uma xícara de água. Ferva o líquido e adicione o açafrão. Deixe descansar por cerca de 10 minutos e coe, servindo em seguida. A contraindicação deste chá fica para gestantes e pessoas que fazem uso de anticoagulantes.
Chá de camomila
O chá de camomila tem a reputação de ajudar no sono e na ansiedade, mas também pode ser muito útil para desentupir o nariz. Esta infusão é rica em substâncias anti-inflamatórias, antioxidantes e analgésicas, o que o torna um dos melhores chás descongestionantes da lista.
Para fazer esse chá é preciso uma colher de chá de camomila seca e 200ml de água. Ferva o líquido e adicione a planta. Deixe descansar por cerca de cinco minutos e coe, servindo ainda morno. Beba até três xícaras por dia.
Mas atenção: pessoas alérgicas à camomila, crianças menores de 6 meses e pessoas com alterações na coagulação do sangue não devem consumir este chá. Gestantes e lactantes devem consultar um médico.
Chá verde
O chá verde é uma bebida rica em compostos fenólicos, a exemplo da epigalocatequina. Esta substância possui propriedades antioxidantes que fortalecem a ação do sistema imune e podem aliviar os sintomas respiratórios.
Para fazer este chá é preciso uma colher de sobremesa de folhas de chá verde e uma xícara de água. Ferva o líquido e adicione o chá verde. Deixe descansar por dez minutos, coe e sirva imediatamente. Beba até quatro xícaras por dia. Crianças, gestantes, lactantes, pessoas com quadros de insônia, hipertireoidismo, gastrite e hipertensão arterial não devem consumir este chá.
Chá de urtiga
A urtiga é uma opção excelente entre os chás descongestionantes, especialmente para os casos de rinite, pois ela bloqueia a ação da histamina, um estímulo químico que ativa a resposta inflamatória em casos de alergia.
Para fazer este chá, é preciso duas colheres de sobremesa de folhas de urtiga picadas e 200ml de água. Ferva o líquido e adicione a urtiga. Deixe descansar por dez minutos, coe e sirva em seguida. Beba até três xícaras por dia. Crianças, gestantes, lactantes, pessoas com problemas cardíacos ou função renal prejudicada devem evitar o consumo desse chá.
Chá de gengibre e alho
O gengibre e o alho são uma dupla conhecida entre os chás descongestionantes no tratamento de infecções respiratórias. Eles possuem alicina, shogaol, zingerona e gingerol, substâncias com propriedades anti-inflamatórias. Este chá é especialmente eficaz nos casos de sinusite e rinite.
Para fazer esse chá é preciso três dentes de alho descascados e partidos ao meio, meia colher de sobremesa de gengibre em pó e três xícaras de água. Ferva o líquido com o alho, desligue o fogo e adicione o gengibre. Espere cinco minutos, coe e sirva em seguida. Beba até três xícaras por dia.
Pessoas em uso de anticoagulantes não devem consumir este chá. Gestantes e lactantes não devem ultrapassar o consumo diário de 1g de gengibre. Na dúvida, consulte seu médico de confiança.
Chá de endro
O endro é uma erva medicinal com propriedades expectorantes, ou seja, ela ajuda a soltar o muco das vias aéreas. Esta infusão alivia a coriza e melhora a respiração. É uma ótima opção em casos de gripes e resfriados.
Para fazer este chá é preciso uma colher de sopa de folhas de endro e uma xícara de água. Ferva o líquido e adicione o endro. Espere 15 minutos, coe e sirva em seguida. Beba duas xícaras por dia. Crianças, gestantes e lactantes não devem consumir este chá.
Chá de alteia
O chá de alteia é um expectorante natural, ótimo para desentupir o nariz. Isso porque possui substâncias anti inflamatórias e descongestionantes, que atuam desinflamando os vasos sanguíneos das vias aéreas.
Para preparar este chá é preciso uma colher de sopa de raiz de alteia e uma xícara de água. Ferva o líquido e adicione a raiz de alteia. Espere cerca de dez minutos, coe e sirva em seguida. Beba até duas xícaras por dia. Crianças, gestantes e lactantes não devem consumir este chá. Diabéticos devem consultar um médico, pois a bebida pode causar alterações na glicemia.
Chá de eucalipto
O chá de eucalipto é rico em cineol, uma substância expectorante que ajuda na eliminação do muco. A infusão é uma aliada para desentupir o nariz, pois facilita a respiração e alivia as dores de garganta.
Para preparar este chá é necessário uma colher de sopa de folhas de eucalipto picadas e 200ml de água. Ferva o líquido e adicione as folhas. Espere cinco minutos, coe e sirva em seguida. Beba até três xícaras por dia. Crianças, gestantes, lactantes, pessoas com doenças no fígado e vesícula não devem consumir este chá.
Chá de hortelã-pimenta
Este é um chá bastante conhecido por suas propriedades descongestionantes. A hortelã-pimenta é rica em mentol, substância que alivia a coriza e melhora a respiração. Esta infusão é ótima para diminuir a irritação dos seios nasais causada por sinusites e rinites.
Para preparar este chá é necessário, seis folhas de hortelã-pimenta picadas e 150ml de água. Ferva o líquido e adicione a hortelã-pimenta. Espere sete minutos, coe e sirva em seguida. Beba até quatro xícaras por dia. A contra-indicação deste chá fica para gestantes, lactantes, pessoas com problemas na vesícula e pacientes hepáticos.
Muitos chás possuem propriedades expectorantes e podem auxiliar no tratamento do nariz entupido. Lembre-se que esses chás não substituem a consulta ao médico. Sempre busque um profissional de saúde qualificado para uma orientação personalizada. Gostou do conteúdo sobre chás descongestionantes? Aprenda mais no Plantas que Curam!