Chás digestivos: conheça 4 opções para ajudar a sua digestão

Chás digestivos: conheça 4 opções para ajudar a sua digestão

Quando exageramos na comida ou ingerimos algo que não caiu muito bem, os chás digestivos podem ser um aliado para facilitar a digestão e aliviar os sintomas incômodos. Inclusive, por esse efeito benéfico, é comum alguns restaurantes deixá-los à disposição de seus clientes.

Entenda como funcionam os chás digestivos, as melhores opções e os cuidados que devemos ter ao tomá-los.

O que é um chá digestivo?

Conteúdo

Os chamados chás digestivos são aqueles que ajudam a facilitar a digestão de alimentos consumidos em exagero, ou até mesmo os que causam incômodos por serem ricos em gordura e açúcar. Além disso, esses chás auxiliam a aliviar diversos tipos de incômodos ligados a má digestão, como inchaço, constipação e cólicas.

Quais são os ingredientes dos chás digestivos?

Existem diversos tipos de plantas, ervas, folhas, raízes e até mesmo flores que podem ser usados no preparo dos chás digestivos.

Quais são os ingredientes dos chás digestivos?
Ingredientes.Fonte/Reprodução: original.

Alguns dos mais conhecidos são o boldo, hortelã, erva-doce e macela. Mas adiante apresentaremos ótimas opções de chás para auxiliar quando a comida não cai bem.

Qual a finalidade dos Chás digestivos?

Como eles conseguem aumentar a movimentação intestinal e estomacal, sua ação alivia rapidamente os sintomas. Alguns ainda tem efeito termogênico, que consegue acelerar o metabolismo e a queima dessas gorduras consumidas de forma excessiva. Outros, têm ação diurética ou até mesmo laxativa.

Como devem ser preparados os chás digestivos?

O preparo dos chás digestivos não é diferente dos demais. Você pode fazê-lo com as folhas in natura ou, ainda, comprá-los prontos para infusão, em sachês. Para prepará-los, você precisará ferver água e acrescentar as folhas ou o sachê, deixando repousar em recipiente fechado por cerca de 5 minutos.

Como devem ser preparados os chás digestivos?
Como preparar.Fonte/Reprodução: original.

Após isso, poderá consumi-lo, sem adoçar com açúcar e nem mel, pois esses ingredientes podem acabar prejudicando a ação dos chás digestivos.

Quais são os seus possíveis efeitos colaterais?

O consumo dos chás digestivos deve ser feito com cautela, pois, assim como ocorre com os medicamentos, essas bebidas, se consumidas em excesso, também podem causar alguns efeitos colaterais, como insônia e sobrecarrega de diversos órgãos, como os rins, fígado e, até mesmo, coração.

Por isso, o recomendado é consumir os chás digestivos apenas para alívio dos sintomas da má-digestão e se os sintomas se prolongarem, o indicado é buscar ajuda médica para receber o tratamento adequado.

4 opções de chás digestivos

Agora que você já sabe como os chás digestivos funcionam, conheça algumas opções de chás que podem te ajudar em momentos de apuros:

Chá de boldo

Esse é um dos chás digestivos mais conhecidos e consumidos no Brasil, principalmente porque consegue diminuir o enjoo de maneira instantânea. Seu consumo é recomendado após refeições gordurosas e ele atua diminuindo o enjoo, estimulando o fígado e amenizando a queimação no estômago.

Chá de erva-doce

Considerado um verdadeiro milagre, o chá de erva-doce é recomendado para quem sofre de dor de estômago, arrotos e incômodos abdominais. Isso porque ela ajuda na produção de fluidos intestinais que favorecem o bom funcionamento do sistema digestivo.

Chá de hortelã-pimenta

Com ação digestiva e anti-espasmódica, o chá de hortelã-pimenta melhora o processo digestivo e ajuda a reduzir as cólicas intestinais causadas pelos gases.

Chá de alecrim

Esse é mais um dos chás digestivos que podem ser utilizados para agilizar o processo de digestão e ainda consegue proteger a parede do estômago. Não há dúvidas de que os chás digestivos são de grande ajuda quando algum tipo de alimento não cai bem e, tomando-os na quantidade e período certos, os efeitos são imediatos. Experimente

Deixe um comentário