Chás e seus benefícios

Chás e seus benefícios

Confira neste conteúdo mais sobre os chás e seus benefícios! Os chás podem apresentar mais nutrientes do que se podemos pensar. Isso mesmo além do aroma e sabores, essa bebida contém elementos em sua constituição que contribuem para conquistarmos uma vida saudável. 

Vão desde antioxidantes até vitaminas, que encontramos numa xícara de chá, para quem não sabe muito sobre essa bebida milenar, vale conferir o que compõem os chás e seus benefícios. Por isso, para saber mais sobre essa bebida milenar, siga com a leitura deste conteúdo!

Quais os tipos de chá?

Conteúdo

Os chás fazem parte do que chamamos de família, e elas são no total de seis: verde, branco, amarelo, oolong, preto e escuro.

Chá verde

Na composição desse chá encontramos folhas e brotos. O chá verde possui efeito antioxidante no organismo agindo de forma benéfica nos radicais livres.

Chá branco

O chá branco também vem da Camellia sinensis, mas diferente do chá-verde e chá-preto, ele é composto por brotos e folhas jovens, retirado antes das plantas florescerem, também tem característica oxidante.

Chá amarelo

Sua base também são folhas e brotos, porém os elementos são manipulados, sendo umedecidos, o processo passa por algumas repetições,  até chegar no ponto ideal. O chá amarelo é encontrado em algumas regiões chinesas e costuma ser apreciado em momentos especiais.

Chá preto

Para fazer o chá preto são brotos e folhas, apresenta como característica um licor na cor avermelhada, além de consumido, é usado na fabricação de blends.

Chá escuro

Na fabricação do chá escuro o processo é de fermentação via cozimento, ou naturalmente de maneira que leva anos para atingir a fermentação ideal.

Chá Oolong

Conhecido como chá Azul, sua fabricação consiste em chacoalhar as folhas para que haja quebra das folhas e alcance com isso, um tipo de oxidação específico. Esse chá é considerado ideal para consumo após as refeições.

Todos os tipos de chás apresentam um nível de oxidação, o tea master é quem define nesse processo para que os chás, cheguem na oxidação desejada e ideal para cada situação. 

Infusões

As infusões como citado, são constituídas de frutas, flores ou ervas em seu preparo, por ser uma forma de consumo e fabricação muito semelhante à do chá, costumamos considerá-las também como chá. O consumo das infusões são tão benéficos à saúde, quanto os chás e seus benefícios.

Hibisco, camomila, boldo, hortelã, cavalinha, lavanda, capim santo, erva doce, são alguns dos ingredientes que usamos nas infusões. Essas infusões podem utilizar de uma única planta ou até mesmo misturá-las para obter combinações de sabores. Assim como o chá, podemos saborear as infusões quentes ou frias e em drinks, por exemplo.

Qual o chá mais saudável?

Podemos considerar todos os chás saudáveis, pois eles atuam em áreas de nosso organismo, promovendo bem estar, tranquilidade, uma boa noite de sono, concentração (atividade cognitiva), relaxamento entre outras sensações emocionais boas. Cientificamente existem estudos dos chás e seus benefícios comprovados. Alguns estudos associam que o hábito de tomar chá contribui no controle de pressão arterial, na regulação do metabolismo, na redução dos riscos de uma doença degenerativa e na probabilidade de uma vida longa.

Qual o chá mais saudável?
Chá mais saudável. Fonte/Reprodução: original.

Claro que devemos ter a consciência que o consumo dos chás ou infusões pode ao invés de trazer benefícios, prejudicar o organismo se houver um exagero ao ser consumido. E algumas pessoas devem verificar quais propriedades e características os chás ou infusões possuem antes de tomar.

Para gestantes e lactantes não é aconselhado consumir chás ou infusões. Algumas plantas podem anular o efeito de medicamentos ou contribuir para uma reação adversa. Pessoas com gastrite, cardíacas, com hipertireoidismo, com quadro de ansiedade ou hipertensas devem considerar a moderação e procurar o chá ou infusão que não cause mudança em sua situação.

Quais os benefícios do chá?

Os chás e seus benefícios estão presentes em todos os tipos, assim como nas infusões. Nos chás encontramos polifenóis, teina e L-Teanina. Os polifenóis apresentam ação antioxidante e anti-inflamatória em nosso organismo, contribui para atrasar o envelhecimento e fortifica o sistema imunológico.

A teina ajuda a controlar inflamações e radicais livres no corpo e é um estimulante para a concentração. E a L-teanina controla as atividades cerebrais, promovendo benefícios ao organismo.

O chá ajuda a perder peso?

Sim, nos chás e seus benefícios estão a possibilidade de emagrecimento, devido sua ação no metabolismo. O chá-verde é o conhecido por proporcionar essa ação, por fornecer para o  organismo a função termogênica, ela atua na queima mais acelerada de energia. Esse chá também regula o intestino e elimina líquidos.

O chá ajuda a perder peso?
Perder peso. Fonte/Reprodução: original.

No chá-verde encontramos antioxidantes, aminoácidos, cafeína, vitaminas (B, C, E), cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro. Mesmo ele promovendo a ação de acelerar o metabolismo para perda de peso, é recomendado não exagerar no seu consumo, porque pode irritar a mucosa do estômago. 

Ele também não deve ser tomado à noite para evitar insônia. Pessoas com quadros de hipertensão ou algum tipo de cardiopatia devem evitar esse tipo de chá.

Qual o chá mais energético?

O chá-preto é o mais consumido, pois tem propriedades que estimulam o organismo e reduzem a sensação de cansaço. Nele encontramos componentes como cafeína, flavonoides, polifenol, L-teanina, taninos e teofilina.

A cafeína funciona como estimulante, os flavonóides  atuam na prevenção cardiovascular, o polifenol cuida da ação antioxidante, a L-teanina é o aminoácido que aumenta os índices de serotonina, dopamina  e ácido gama no cérebro, o tanino assim como o polifenol é antioxidante e a teofilina é um estimulante de rins, coração e sistema respiratório, no caso do chá-preto.

Então, além de um chá e seus benefícios em proporcionar mais energia ao organismo, o chá preto também apresenta elementos para controle do colesterol, degeneração cerebral, proteção à imunidade e emagrecimento.

Entre os chás e seus benefícios proporcionados, para um amante da bebida, o ato de degustá-lo também é motivo de satisfação. Ao beber um chá conseguimos estimular nossos sentidos por meio dos aromas, sabores, sensação quente ou fria, observação do chá sendo preparado e a percepção sonora no ambiente. Assim, você conheceu mais sobre os chás e seus benefícios, então procure por um que te ajude em algum problema de saúde ou apenas para manter a vida saudável, aliado é claro a boa alimentação e prática de exercícios.

Deixe um comentário