Durante o período em que gripes e resfriados são super comuns, os chás expectorantes auxiliam a diminuir mais rapidamente os sintomas, trazendo mais conforto durante a recuperação.
Entenda como funcionam os chás expectorantes, seus benefícios e boas opções que vão te ajudar a aliviar os sintomas respiratórios e gripais.
O que é um chá expectorante?
Conteúdo
Os chás expectorantes são aqueles feitos com ervas, plantas e raízes que possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
Dessa forma, eles conseguem ajudar na limpeza das vias respiratórias, aliviando diversos sintomas como a congestão, sinusite, tosse, além de facilitar a eliminação do muco. Assim, é possível prevenir o agravamento da doença para um quadro mais grave.
Quais são os ingredientes de um chá expectorante?
Diversos tipos de ingredientes podem ser usados para o preparo dos chás expectorantes. Conheça alguns deles a seguir:
Gengibre
O gengibre é uma raiz extremamente rica em agentes antioxidantes, propriedades curativas e anti-inflamatórias. Ele é indicado para ser usado nos chás expectorantes por aliviar a tosse seca, irritação na garganta e até mesmo nos pulmões.
Limão
Rico em vitamina C, o limão consegue impedir diversos tipos de inflamações no organismo, fazendo com que seu corpo consiga combater a ação de vírus e bactérias, mantendo o sistema imunológico mais forte.
Malva e guaco
Conhecidos por proporcionar uma ação calmante nos brônquios, a malva e o guaco são ótimos ingredientes para seus chás expectorantes. Isso porque o guaco consegue deixar as secreções mais líquidas e a malva diminui a produção de catarro e alivia a falta de ar. Juntos, eles conseguem atuar na eliminação das secreções com mais facilidade.
Laranja
Assim como o limão, a laranja possui uma grande concentração de vitamina C em sua composição. Quando usada nos chás, ela consegue amenizar sintomas incômodos como a tosse e até mesmo a dor de garganta.
Como funciona um chá expectorante?
A ação dos chás expectorantes é diretamente na expulsão das secreções e alívio dos sintomas respiratórios.
A maioria deles consegue deixar as secreções mais fáceis de serem eliminadas, além de ajudar a liberar as vias aéreas, melhorando a respiração e, principalmente, evitando que essas secreções se acumulem no pulmão e cause maiores problemas.
Quais são os benefícios de um chá expectorante?
O consumo dos chás expectorantes durante uma gripe ou resfriado, consegue minimizar bastante diversos de sintomas, atuando da seguinte forma:
- Diminui as infecções na garganta;
- Reduz a tosse;
- Facilita a eliminação de secreções;
- Melhora a respiração;
- Minimiza os sintomas de bronquite;
- Diminui a ação inflamatória do corpo;
- Alivia as dores de garganta;
- Fortalece o sistema imunológico.
Esses são alguns benefícios gerais dos chás expectorantes, mas cada um dos ingredientes utilizados tem suas particularidades e efeitos específicos.
Existem efeitos colaterais de um chá expectorante?
No geral, não existem grandes efeitos colaterais relacionados ao consumo dos chás expectorantes. Porém, como cada um dos ingredientes tem sua ação própria, eles podem causar, sim, efeitos específicos. Por isso, o recomendado é sempre pesquisar sobre os ingredientes a serem utilizados no preparo dos seus chás expectorantes e entender as doses indicadas, além do período em que ele deve ser tomado.
Não é à toa que os chás expectorantes são uma tradição conservada há séculos. Eles realmente proporcionam um grande alívio nos sintomas gripais e podem ser aliados aos medicamentos prescritos pelo médico, proporcionando a cura mais rápida e principalmente fortalecendo seu corpo para evitar futuras infecções.