Você sabia que existem alguns chás hepatotóxicos? Por mais que sejam naturais, estas ervas podem fazer com que o seu organismo tenha problemas desagradáveis se, for feita a ingestão de forma errada. Converse sempre com o seu nutricionista e evite os chás que falaremos. Veja quais são nos listados abaixo e tome cuidado:
Quais são os chás hepatotóxicos?
Conteúdo
Ao todo, são 12 tipos de chás hepatotóxicos que não devem ser ingeridos. Dentre eles: a cáscara sagrada, chaparral, chá-verde, confrei, erva São Cristóvão, fedegoso, kava-kava, poejo, sacaca, sene, unha de gato e a valeriana.
Caso você consuma um dos chás hepatotóxicos sem querer, pode liberar efeitos desagradáveis ao seu organismo e fazer com que a toxicidade lhe atrapalhe. Lembre-se de conversar com os nutricionistas a fim de evitar o problema e conseguir entender a dosagem adequada para tomar o chá.
Não existe impedimento para tomar os chás, mas se exige cuidados na preparação. Seguir as recomendações médicas farão enorme diferença, porque deixa de sentir medo de consumir a bebida e consegue adquirir os benefícios do chá.
Como eles afetam o fígado?
Os chás hepatotóxicos podem alterar as enzimas presentes no sangue e, se forem ingeridos por pessoas que já são medicadas para tratar de doenças hepáticas, podem ter sintomas desagradáveis.
Agora que você sabe quais são os chás hepatotóxicos, opte por evitá-los a todo custo. Ao invés deles, escolha os mais convencionais, como a camomila, o de maçã ou a famosa e querida erva-cidreira, que é saudável.
Além disso, o consumo deve ser reduzido a uma xícara durante o dia, evite tomar 2x ou 3x no mesmo dia, a fim de não ter qualquer problema ou sintoma que possa ser incômodo.
Quais são os sintomas de ingestão de chá hepatotóxico?
Saiba que os chás hepatotóxicos podem causar taquicardia, enjoos, vômitos, pressão alta, ansiedade e problemas ligados ao fígado. Principalmente se a bebida for consumida em excesso, o que não é o recomendado, conforme explicamos.
Saiba que é conveniente evitar tomar pelos chás hepatotóxicos que apresentamos, já que são prejudiciais à saúde.
Existem tratamentos para a intoxicação por chá hepatotóxico?
Se você tomar uma quantidade alta de um dos chás hepatotóxicos, procure imediatamente por ajuda clínica. Evite medicamentos em casa ou receitas caseiras, porque podem agravar a situação ao invés de trazer o alívio de que você procura.
Não tome, inclusive, o paracetamol, que está ligado com os problemas no fígado. Por mais que seja um bom medicamento a várias funções, ele não se adéqua ao alívio dos sintomas que você sente.
Como se pode evitar a ingestão de chá hepatotóxico?
Conosco você conheceu o nome dos chás hepatotóxicos e sabe quais precisam ser evitados, e descobriu quais são os mais indicados. No entanto, o mais recomendado é sempre conversar com um profissional da saúde que indicará a você o melhor chá a ser ingerido conforme o seu problema.
Em uma consulta, você deve esclarecer qual o seu problema, apresentar os diagnósticos clínicos e tirar as suas principais dúvidas. Qual o melhor chá? Quais pode-se tomar? Quais os efeitos que causarão no corpo? Perguntas como esta te ajudarão a entender melhor o que cada chá indicado fará no seu organismo.
Com este conteúdo você aprendeu quais são os chás hepatotóxico, suas contraindicações e seu malefícios a sua saúde. Por isso, sempre esteja atento quais chás você irá consumir.