Os chás medicinais são feitos a partir de plantas com propriedades curativas que podem ser usadas in natura ou secas. Esses chás podem ser usados para complementar um tratamento médico ou, ainda, como uma forma de tratar alguns tipos de doenças, ou sintomas.
Conheça mais sobre os chás medicinais e como eles podem auxiliar à melhoria da sua saúde.
Quais são os chás medicinais mais comuns?
Conteúdo
Existem diversas opções de chás medicinais, abaixo listamos os mais conhecidos e suas propriedades, para que você possa conhecer melhor:
Chá de hortelã
O chá de hortelã tem diversas propriedades que auxiliam no tratamento de gripes, resfriados, quadros de sinusite, e também pode ser usado para aliviar dores musculares. Ele também pode ser usado no tratamento de dores de cabeça, de estômago, asma e, até mesmo, cólica menstrual.
Chá de gengibre
O gengibre é uma raiz com grande poder medicinal. Ele ajuda a combater várias doenças. Por possuir antioxidantes, combate diversas inflamações e ainda ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
Chá de equinácea
Esse é um dos chás medicinais mais conhecidos para o tratamento de resfriados. A equinácea ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, que faz com que o corpo tenha mais força para combater diversos tipos de vírus e infecções.
Chá de sálvia
A sálvia é uma planta amplamente usada nos chás medicinais. Ela proporciona diversas atividades farmacológicas no nosso organismo e auxilia no tratamento de convulsões, reumatismo, tremores, diarreia, hiperglicemia e inflamações em geral.
Chá de amora
Normalmente esse é um tipo de chá feito com as folhas da amora, que são ricas em vitaminas e minerais. Esse é um dos chás que pode ser usado no tratamento de resfriados, diabete e problemas circulatórios.
Quais são os principais benefícios dos chás medicinais?
Além dos benefícios característicos de cada tipo de chá, no geral eles conseguem fortalecer o sistema imunológico, prevenir diversos tipos de infecções, evitar o aparecimento de doenças como Alzheimer e alguns tipos de câncer, além, é claro, de auxiliar no tratamento de muitas doenças virais, bacterianas e infecciosas.
Como devo preparar o chá?
Cada um dos chás medicinais tem um preparo específico, alguns precisam ser feitos com as folhas recém-colhidas e outros com elas já secas. Por isso, é sempre bom pesquisar o tipo de chá e seu modo de preparo.
Independente da erva a ser usada, os chás são preparados por infusão em água quente. Ou seja, você vai levar a água ao fogo até levantar fervura, e acrescentar sua erva depois, com o fogo já apagado. A partir daí é necessário tampar o recipiente, deixar repousar por cerca de 5 minutos, coar e, só então, o chá estará pronto para consumo.
Qual a dosagem recomendada para chás medicinais?
Normalmente, a dosagem recomendada dos chás medicinais é de 1 ou 2 copos por dia. Eles podem ser tomados apenas durante o período da doença ou ser ingeridos diariamente, como uma maneira de fortalecer o sistema imunológico e prevenir que novas doenças e infecções possam aparecer.
Existem contraindicações para o consumo de chá medicinal?
Cada tipo de planta ou erva possui suas contraindicações específicas, por isso, o recomendado antes de tomar os chás medicinais é pedir orientação para o médico que faz seu acompanhamento.
Normalmente, mulheres que estejam grávidas ou amamentando não devem tomar qualquer tipo de chá, ainda que tenha propriedades medicinais, sem prescrição médica.
Não há dúvidas de que os chás medicinais são super poderosos e auxiliam no tratamento de diversas doenças. Use o poder das plantas a seu favor e garanta uma saúde de ferro com o consumo regular desses tipos de chá!