Os chás naturais são muito benéficos e nos permitem ter um contato maior com as plantas durante o preparo. Apesar de terem sabores mais intensos, esses chás trazem consigo muitas vantagens e benefícios para os nossos organismos com o seu consumo regular!
Quais são os chás naturais mais populares?
Conteúdo
Dentre os chás naturais mais conhecidos, temos os chás de maracujá, laranjeira, mulungu, melissa, cavalinha, sene, hibisco, sálvia, graviola, chá de unha de gato e o querido chá de camomila — que por sinal são os mais saborosos, com efeitos calmantes e relaxantes.
Quais são os chás naturais mais eficazes para a saúde?
Um dos chás que já falamos é um ótimo auxiliar no controle dos níveis de colesterol e de glicose no corpo humano: o chá de maracujá. Inclusive, esse chá tem efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios!

Além disso, entre os chás naturais temos o de laranjeira, responsável por atuar como bactericida, diurético, expectorante, antigripal e possui um excelente poder sedativo. Ideal, portanto, se você está com insônia e precisa de uma ajuda para conseguir dormir tranquilo. Veja mais chás naturais que são excelentes:
- Mulungu: um dos chás naturais mais gostosos, tem ação antidepressiva, auxilia a cuidar da saúde cardíaca e mantém o seu fígado protegido;
- Melissa: combate a ansiedade, tem ação antioxidante, ajuda a diminuir a cefaleia e também tem ação diurética;
- Cavalinha: ajuda no combate à pressão alta e melhora o aspecto tanto das unhas quanto da pele;
- Sene: alívio das cólicas e prisão de ventre;
- Hibisco: ajuda a manter o seu colesterol controlado e cuida da saúde do fígado;
- Sálvia: esse é um dos chás naturais mais interessantes, pois além de ter efeitos anti inflamatórios e antioxidantes, estimula o lado cognitivo dos nossos organismos;
- Graviola: auxilia o corpo a controlar a diabetes e a evitar o aparecimento de infecções;
- Unha de gato: é um poderoso antioxidante, mantém o corpo fortalecido, deixa a pele bonita e tem ação diurética;
- Camomila: ajuda a tornar o seu sono mais agradável, evita que os sintomas de ansiedade fiquem mais intensos e ajuda a controlar a diabetes.
Agora que você conheceu os principais benefícios de cada um dos chás naturais, por que não escolher por aquele que mais gostou e tomar durante a noite?
Quais são as contraindicações para o consumo de chás naturais?
Existem chás naturais que não são indicados para gestantes, como o de hibisco, e o de graviola não deve ser ingerido por quem está no processo de quimioterapia. Inclusive, não se esqueça que, caso você tome sedativos ou analgésicos, evite ingerir o chá de camomila.

Não podemos deixar de lembrar a você que qualquer consumo de chás naturais em excesso pode fazer com que você se sinta mal. Isto acontece com qualquer coisa que façamos exageradamente e precisamos saber dosar as quantidades.
Como devo preparar o chá natural para obter os seus benefícios?
Para ingerir os chás naturais, você pode ferver com água as ervas diretamente em uma chaleira e depois coar, a fim de que as plantas não caiam na xícara. Basta adoçar como desejar e provar da bebida quentinha!
Outra sugestão que temos para tomar os chás naturais é colocar as ervas dentro de um copo e depois acrescentar a água quente. Deixe por alguns minutos para liberar as propriedades da planta e, posteriormente, troque para uma xícara com ajuda do coador para adoçar a seu gosto.
Por quanto tempo posso tomar chás naturais?
Saiba que você pode tomar os chás naturais sempre que quiser, com cuidado e sem exageros. O ideal é tomá-los uma vez por dia e de acordo com os benefícios que mais lhe chamaram a atenção!
Gostou das nossas dicas de chás naturais? Além de sabores sensacionais, essas bebidas são ideais para ajudar o seu organismo. Não deixe de aproveitar, escolha já o chá natural ideal para a sua rotina!
1 comentário em “Chás naturais: conheça os seus principais benefícios!”