Chás orgânicos: quais os benefícios para a saúde?

Chás orgânicos quais os benefícios para a saúde

Se você deseja saber mais sobre os chás orgânicos podem contribuir para a sua saúde, bem como os diferentes tipos que você pode encontrar à disposição no mercado, como podem ser preparados, e como os seus benefícios podem melhorar seu cotidiano, te trazendo mais bem-estar, acompanhe nosso artigo!

O que é um chá orgânico

Conteúdo

No mundo industrializado em que vivemos, a maioria dos alimentos que consumimos cotidianamente possui inúmeros produtos químicos e substâncias artificiais, além de, em sua maioria, se tratarem de alimentos produzidos com uso de inseticidas, agroquímicos e agrotóxicos que podem prejudicar nossa saúde.

O que é um chá orgânico
Fonte/Reprodução: original

Os chás orgânicos, produzidos na lógica inversa, não possuem fórmulas nem componentes químicos em sua composição e, por serem todos naturais, os seus benefícios se dão de forma muito mais rápida e sem malefícios para o seu organismo, sendo a melhor opção para o seu consumo cotidiano.

Quais são os benefícios do chá orgânico?

São inúmeros os benefícios dos chás orgânicos. Dentre eles, o fato de que, além de serem antioxidantes, também podem ter propriedades que atuam como relaxantes do sistema nervoso, combatendo o estresse e, até, sintomas de ansiedade.

Em conjunto a isso, eles também podem diminuir os índices de colesterol do sangue, bem como controlar a pressão arterial, reduzindo as chances de problemas no coração. Por fim, eles também podem ajudar no emagrecimento, bem como na prevenção do câncer.

Além disso, eles são mais sustentáveis a longo prazo para o próprio planeta, pois sua produção não agrega elementos maléficos para o solo, como as substâncias tóxicas que poderiam estar atreladas ao plantio de sua matéria-prima.

Quais são os diferentes tipos de chá orgânico?

Existem vários tipos de chás orgânicos, mas vamos te mostrar dois que podem, e devem, ser introduzidos em sua alimentação.

O primeiro deles é o chá de Talchá, que além de ter propriedades antioxidantes, é um dos chás mais orgânicos do Brasil. Esse chá é rico em vitamina C e E, Potássio e Zinco. Ele tem coloração vermelha e um sabor muito adocicado, sendo dispensável a adição de açúcar, por exemplo.

Também tem o chá-preto monkey orgânico. Lendas afirmam que seu nome se deu por causa dos monges budistas, que treinaram alguns macacos para a colheita dos insumos nas árvores, e as folhas coletadas deram origem ao chá, que tem coloração ouro pálido e um sabor malte levemente picante.

Como escolho um chá orgânico?

Em função das suas grandes vantagens e a diversidade de sabores, a escolha do chá se dá, em um primeiro momento, por suas preferências de sabor.

Como escolho um chá orgânico
Fonte/Reprodução: original

Para além das preferências iniciais, você pode ir testando os vários tipos que encontrar disponível, até conhecer os mais satisfatórios para você e inseri-los no seu dia-a-dia. Existem sites especializados em chás orgânicos que se propõem a oferecer uma maior diversidade e que dispõe de descrições que podem te ajudar na escolha.

Como preparo o chá orgânico?

O modo de preparo dos chás orgânicos é bem fácil e simples, mas pode variar a depender do chá adquirido. Se for chá em sachês, a porção é individual, ou seja, serve uma pessoa. Com água quente em um recipiente, você o coloca o sachê e aguarda a infusão da erva, o saboreando em seguida, seja quente, ou gelado.

Já se for a composição dos ingredientes, que podem vir em embalagens ou saquinhos, elas podem ser feitas a partir da infusão das folhas, cascas e/ou raízes que fazem parte daquele chá em água quente ou fervente – dependendo de qual for. É bom esperar para que esfrie até atingir temperatura adequada para consumo, mas também podem ser consumidos gelados.

De qualquer forma, inserir os chás orgânicos em sua dieta pode ser uma excelente escolha para sua saúde mental e física. E a continuidade de seu consumo é muito benéfico para o seu dia-a-dia.

Deixe um comentário