Chás que acalmam: quais são e como preparar?

Chás que acalmam: quais são e como preparar?

Uma das bebidas mais antigas do mundo e tradicional em diversas culturas, os chás são usados para diversas finalidades e, nesse escopo enorme, os chás que acalmam são um dos favoritos entre os brasileiros.

Mas além de nos ajudar a acalmar, os chás podem trazer vários outros benefícios para o nosso corpo. Neste texto, falaremos um pouco sobre alguns tipos de chás que acalmam e como prepará-los. Confira!

Por que os chás podem acalmar?

Conteúdo

Os chás realmente acalmam e ajudam a aliviar o estresse. Muitas espécies de plantas e ervas possuem propriedades tranquilizantes, que atuam no sistema nervoso central do nosso organismo e nos ajudam a ter uma sensação tranquilizante. Os chás que acalmam contam com muitas dessas propriedades.

Por que os chás podem acalmar?
Fonte/Reprodução: original.

Segundo a nutricionista Karoline Martins, especialista em educação alimentar, algumas plantas possuem uma composição química repleta de compostos que são biologicamente ativos, como os flavonoides, polifenóis, catequinas, alcalóides, sais e vitaminas minerais.

Quais são os chás mais calmantes?

Confira a seguir alguns chás que acalmam e podem ser excelentes para adotar na sua rotina:

Chá de camomila com hortelã

Se você está procurando um chá saboroso, relaxante e super nutritivo, o chá de camomila com hortelã é a melhor opção. Essas duas plantas possuem grandes quantidades de vitamina A e vitaminas do complexo B, que atuam no nosso corpo em forma de antioxidantes, por isso são ótimas para aliviar o estresse e a ansiedade.

Chá de flor de maracujá

O maracujá é conhecido por todos como uma das frutas mais calmantes do mundo. Mas não é só seu suco que possui um efeito relaxante, a flor do maracujá também nos dá um dos melhores chás que acalmam. 

Rico em flavonóides, que diminuem o estresse e ansiedade, o maracujá também é muito utilizado para relaxar os músculos após muitas horas de musculação. A preparação desse chá é bem simples, basta infundir as flores de maracujá, depois coar e pronto, o chá já está preparado.

Chá de alecrim

O alecrim é uma erva muito rica em vitaminas A, C, cálcio, fibras e potássio, sendo também bastante utilizada para temperar carnes e massas. Mas o teor mais rico da erva está ligada ao chá, que pode ser transformado em uma ótima fonte de anti-stress e calmante.

Assim como os demais chás que acalmam, o chá de alecrim também atua no nosso sistema e funciona como um antidepressivo que ajuda a relaxar nossas mentes e corpos, afastando do nossos cérebros ansiedades e até mesmo o cansaço. 

O modo de preparo é bem simples: basta misturar folhas de alecrim com um pouco de água, colocar no fogo, aguardar pelo menos cinco minutos e o seu chá de alecrim estará pronto!

Como o chá afeta o nosso corpo?

Segundo especialistas, algumas plantas e ervas atuam como antidepressivos em nosso corpo, pois em suas composições estão compostos biologicamente calmantes, como os polifenóis e os flavonoides.

Como o chá afeta o nosso corpo?
Fonte/Reprodução: original.

Esses compostos ajudam o nosso organismo a trabalhar de uma maneira mais tranquila e também fornecem vários tipos de vitaminas que ajudam no funcionamento do corpo.

Por que o chá é tão popular?

O chá é uma das bebidas mais consumidas e antigas que se tem notícia, estando atrás apenas da água, que é o líquido mais consumido do mundo. Até onde sabemos, o chá teve sua origem na antiga China, há cerca de dois mil anos antes de Cristo. 

Para a surpresa de muitos, de acordo com os livros históricos, o chá foi elaborado de uma forma acidental. Logo a bebida se espalhou por todo o mundo e ficou muito conhecida, principalmente aquelas que tinham propriedades calmantes.

O que devo considerar antes de beber chá?

Os chás que acalmam são ótimas fontes de tratamento caseiro, mas nunca devem substituir os medicamentos tradicionais, nem tratamentos médicos. Podemos sim obter vários benefícios ao tomarmos alguns tipos de chá, mas lembre-se de manter o equilíbrio, pois o consumo exagerado de ervas ou chás pode causar muitos efeitos negativos no corpo e até mesmo gerar uma dependência.

Chás que acalmam são uma ótima opção para aqueles que estão procurando alguma forma caseira de aliviar o estresse, insônia ou ansiedade. Os benefícios do chá não são somente mentais, mas também físicos e nos ajudam a ter uma melhor qualidade de vida. 

3 comentários em “Chás que acalmam: quais são e como preparar?”

Deixe um comentário