Conheça os chás vermelhos

Conheça os chás vermelhos

Chás Vermelhos, também conhecidos como “Pu-erh”, são feitos a partir da planta Camellia Sinensis. Essa planta também é utilizada para extração de outros tipos de chás, como o chá branco, verde e preto. 

O que muda entre esses chás é apenas o processo de fermentação. Além de ser muito saboroso, os chás vermelhos oferecem diversos benefícios para a saúde, pois é rico em anti-inflamatórios naturais e antioxidantes. 

O que são chás vermelhos?

Conteúdo

Os chás vermelhos são bebidas bastante populares entre os amantes de chás. Assim como os outros tipos tradicionais, o chá vermelho é extraído totalmente da planta Camellia Sinensis. 

A bebida é fermentada através de microrganismos e bactérias por longos períodos, entre 6 a 12 meses. Alguns chás vermelhos de melhor qualidade podem permanecer em um período de até 10 anos na fermentação, o que o faz bastante valioso.

O que são chás vermelhos?
O que são.Fonte/Reprodução: original.

Uma curiosidade é que os chás vermelhos são considerados o vinho do mundo dos chás. Isso porque, o chá é tem sabores complexos e aromas terrosos. As percepções sensoriais desse chá são acentuadas o passar dos anos. Quanto maior o tempo de envelhecimento, mais suas notas frutadas ficam perceptíveis aos sentidos.

Quais os benefícios dos chás vermelhos?

Os chás vermelhos, além de oferecerem sabores complexos, fornecem também diversos benefícios para a saúde do corpo. O chá vermelho, é conhecido por ser rico em Flavonoides, poderosos antioxidantes e anti-inflamatórios. Sendo assim, é possível melhorar a saúde da pele, combatendo a formação de rugas e flacidez.

Ao tomar os chás vermelhos diariamente, a pessoa fortalece o sistema imune e combate diversos agentes causadores de doenças. Além disso, muita gente faz a ingestão deste chá com a intenção de emagrecer, visto que ele é capaz de acelerar o metabolismo e possui ação termogênica.

Quais os benefícios dos chás vermelhos?
Benefícios dos chás vermelhos.Fonte/Reprodução: original.

Para aqueles que desejam relaxar após um dia estressante, o chá vermelho é um ótimo aliado. Nesse tipo de chá é encontrado uma quantidade excelente de polifenóis, capazes de baixar o cortisol do sangue, o famoso hormônio que causa o estresse.

Melhores chás vermelhos

Para melhor aproveitar todos os benefícios dos chás vermelhos, indica-se o consumo de apenas uma ou duas xícaras por dia. Essa quantidade é a ideal porque a bebida possui alto teor de cafeína, que em excesso pode provocar casos de insônia e hipertensão. A seguir, conheça os 4 melhores chás vermelhos:

Chá vermelho puro 

Esse é o chá puro tradicional, feito a partir de uma colher de erva da planta Camellia Sinensis. Seu preparo é feito de forma bastante rápida, basta esquentar 300ml água em fogo baixo até que comece a borbulhar. Em seguida, desligue o fogo e coloque uma colher de chá de erva e deixe em infusão por 10 minutos.

O chá vermelho também pode ser bebido frio, porém deve ser consumido no mesmo dia para que seu sabor não se altere ou fique mais amargo.

Chá vermelho com frutas

Uma ótima opção para quem não desenvolveu paladar para os chás vermelhos puros são os blends. Um blend ou mescla são a mistura do chá feito com Camellia Sinensis e outros ingredientes, como frutas e outras ervas. 

Uma boa dica é harmonizar a erva do chá com frutas desidratadas, como morango, amora e outras de sua preferência. O chá vermelho com adição de frutas vermelhas acelera o metabolismo e mantém o funcionamento saudável do intestino.

Chá vermelho com baunilha

O chá vermelho com baunilha é bastante procurado, sendo facilmente encontrado em supermercados. A adição da baunilha ao chá proporciona um sabor mais adocicado e sem o aroma terroso presente no chá vermelho.

Chá vermelho gelado

Para dias de calor intenso, o chá vermelho é ótimo para receitas refrescantes. Para servi-lo gelado, basta realizar a receita normalmente, ou seja, deixá-lo em infusão na água quente por 10 minutos, e depois colocá-lo no refrigerador. Depois de gelado, a indicação é servir com suco de limão e frutas da preferência. 

Para que serve o chá vermelho?

Os chás vermelhos podem ser utilizados com diversas finalidades. Seu maior benefício é a possibilidade de incluí-lo em qualquer dieta, pois não oferece calorias quando consumido sem açúcar e adoçante. Além disso, especialistas dizem que ele é capaz de reduzir o apetite e o colesterol prejudicial. Ideal para quem procura limpar o fígado de forma natural. 

Apesar de tudo isso, pessoas não bebem chá vermelho apenas por seus benefícios, mas porque também é possível desfrutar de seu sabor, considerado único.

2 comentários em “Conheça os chás vermelhos”

Deixe um comentário