A Maravilha da Flor: Conheça o Ciclame Branco

A Maravilha da Flor: Conheça o Ciclame Branco

A flor ciclame branco é uma espécie naturalmente bela e versátil, que pode ser usada para criar ambientes lindos e alegres. Neste artigo, vamos explorar as características desta flor, seu significado e algumas dicas de como usá-la na decoração da sua casa. Descubra porque a ciclame branco é tão maravilhosa e como você pode usá-la para criar um espaço encantador e único!

Tabela sobre Ciclame Branco

Conteúdo

Característica Descrição Propriedades
Tubérculos Variáveis, arredondados e achatados, revestidos de pele castanha Purgativo, emético violento
Folhas Radicais, pecioladas, cordiformes ou orbiculades, crassas, crenadas, não angulosas, verde-escuro, verniciosas e manchas pálidas Nenhuma
Flores Axilares, róseo carmim, hipocrateriformes, perfumadas, dispostas em pedúnculos de 10 a 15cm e com uma flor pêndula Utilizadas na indústria de perfumaria
Fruto Cápsula 5-valvar Nenhuma
Espécies Ciclame-da-Europa, Ciclame-da-Pérsia e Ciclame-de-Nápoles Medicinal

A Maravilha da Flor: Conheça o Ciclame Branco

O Ciclame Branco é uma planta exótica, pertencente à família Primuláceas, que foi introduzida no Brasil como ornamentais. Ela é caracterizada por ter tubérculos variáveis, geralmente arredondados e achatados, revestidos de pele castanha e emitindo muitas radículas. Suas folhas são radicais, pecioladas, cordiformes ou orbiculades, crassas, crenadas, não angulosas, verde-escuro, verniciosas e manchas pálidas na página superior e vermelho castanhas na página inferior. As flores são axilares, róseo carmim, hipocrateriformes, perfumadas, dispostas em pedúnculos de 10 a 15cm e com uma flor pêndula. O fruto é uma cápsula 5-valvar.

Esta planta exótica tem grande efeito decorativo nos lugares sombreados e pouco úmidos, assim como no interior das residências. Além disso, as flores possuem um perfume agradável que é utilizado na indústria de perfumaria. Após a florescência, o pedúnculo enrola-se em espiral para esconder o fruto na terra. Existem três variedades desta espécie: álbum, Peakianum e Ciclame-da-Europa.

Propriedades Medicinais

O tubérculo do Ciclame Branco possui propriedades medicinais, sendo amargo, acre, purgativo e emético violento. Ele contém ciclamose e saponina “ciclamina”, que sob a influência de uma enzima se desdobra em cyclameretina e em açúcares (glicose e pentose). Esta planta medicinal é originária da região ocupada pela Grécia e pela Síria. No Brasil é conhecida como violeta-dos-alpes.

Espécies

Além da espécie Ciclame-da-Europa existe também a espécie Ciclame-da-Pérsia que dá flores grandes, róseas e inodoras. A terceira espécie é Ciclame-de-Nápoles (C. neapolitanum Ten.), que tem tubérculo grande e achatado, emitindo radículas em toda volta e suas flores aparecem antes das folhas. Esta última espécie é medicinal.

FAQ

Onde o Ciclame Branco é originário? O Ciclame Branco é originário da região ocupada pela Grécia e pela Síria.

Quais são as três variedades desta espécie? As três variedades desta espécie são álbum, Peakianum e Ciclame-da-Europa.

Qual é a função medicinal do tubérculo do Ciclame Branco? O tubérculo do Ciclame Branco possui propriedades medicinais, sendo amargo, acre, purgativo e emético violento.

Quais são as três espécies desta planta? As três espécies desta planta são Ciclame-da-Europa, Ciclame-da-Pérsia e Ciclame-de-Nápoles.

Deixe um comentário