Parar de roncar parece uma tarefa difícil para quem sofre dessa condição incômoda. No entanto, o que poucos sabem, é que há a possibilidade de parar de roncar apenas com remédios e práticas totalmente caseiras. O importante é saber quais são as causas do ronco e se há a possibilidade de utilizar tratamentos caseiros.
Entenda o que é o ronco, suas possíveis causas e como parar com esse incômodo e ter uma noite mais tranquila de sono.
O que é o ronco?
Conteúdo
Parar de roncar é o sonho de muitas pessoas que sofrem dessa condição. De acordo com especialistas, o ronco é um ruído causado por obstruções das vias respiratórias durante as horas de sono. Por conta dessa condição, o ar passa com maior dificuldade pelas vias, o que resulta em vibrações dos tecidos da garganta.

Geralmente, o ronco é considerado bastante normal. Muitas pessoas roncam durante o sono. Algumas situações podem provocar o ronco em algumas pessoas como, por exemplo, quando dormem de barriga para cima e a musculatura da garganta tende a ficar um pouco mais flácida que o comum, assim a língua é capaz de impedir a passagem de ar, o que resulta no ronco.
Agora, quando o ronco se torna intenso e acontece todas as noites, o ideal é procurar ajuda médica para parar de roncar. Isso porque, é possível que ele seja sintoma de alguma doença, como apneia e sinusite.
Quais as causas do ronco?
Se o desejo é parar de roncar, primeiro é preciso saber qual a causa do ronco. Mesmo sendo, na maioria das vezes, uma condição normal, o ronco pode ter diversas causas. Entre as principais podemos citar:
- Queixo retraído;
- Desvio de septo;
- Amígdalas hipertrofiadas;
- Flacidez nos músculos da garganta;
- Rinite;
- Sinusite;
- Envelhecimento;
- Palato de ogiva;
- Obstruções nasais.
Por conta disso, antes de procurar como parar de roncar, é preciso realizar uma avaliação para determinar a verdadeira causa do ronco e se está dentro dos fatores de risco.
Quais os sintomas do ronco a longo prazo?
Quando acontece a longo prazo, além dos ruídos causados pelo estreitamento das vias respiratórias durante o sono, o ronco pode vir acompanhado por outros sintomas incômodos.
O ronco a longo prazo causa dores de cabeça matinais ou durante o dia, baixa concentração, muita sonolência, irritabilidade, baixa concentração e até mesmo arritmia cardíaca.

Com esses sintomas, a vida e o rendimento do paciente é extremamente afetado. Por isso, o melhor a ser feito é procurar como parar de roncar o mais rápido possível. Nesses casos, a indicação é uma consulta com um otorrinolaringologista.
Como parar de roncar com remédio caseiro?
Alguns métodos caseiros são capazes de ajudar a pessoa parar de roncar. Conheça alguns:
Travesseiros anti-ronco
O travesseiro anti-ronco é algo extremamente eficiente para parar de roncar, sobretudo quando a causa não é patológica. Com ele, a pessoa obtém maior relaxamento dos músculos da garganta e mantém as vias respiratórias abertas.
Faixa anti-ronco
A faixa anti-ronco é uma espécie de queixeira que permite que a pessoa consiga parar de roncar. Ela faz com que a boca se mantenha fechada durante todo o sono, o que torna as vias aéreas mais abertas e sem nenhum tipo de pressão.
Clip anti-ronco
Usado na parte externa do nariz, o clipe anti-ronco separa as duas narinas do paciente durante o sono. Assim, o ar é capaz de fluir melhor e tornar a respiração mais eficiente a noite toda.
Adesivo nasal
O adesivo nasal é o remédio caseiro mais utilizado entre os pacientes. Ele consiste em uma fita que deve ser colocada na parte superior do nariz com o intuito de facilitar a entrada do ar através das narinas.
Além da utilização desses acessórios, alguns métodos são eficientes para parar de roncar. O ideal é evitar dormir de costas e sempre elevar a cabeceira da cama antes de pegar no sono.
Também aconselha-se parar de recorrer a remédios para dormir, pois esses remédios causam o relaxamento da garganta, o que ocasiona o ronco. Caso nenhum dos remédios produza resultados, o melhor a se fazer é procurar ajuda médica imediata.
2 comentários em “Como parar de roncar com remédio caseiro?”