Conheça alguns chás alucinógenos

Conheça alguns chás alucinógenos

Hoje vamos falar sobre chás alucinógenos, te contar mais sobre o que eles são, quanto perigo representam a nossa saúde, e te mostrar alguns exemplos de espécies de plantas que os seres humanos já usaram para fazer chás e o resultado foram efeitos alucinógenos.

Para você que pensava que drogas alucinógenas se resumiam apenas em cogumelos psilocybe, não é bem por aí que a banda toca! Por isso, conheça mais sobre estes chás.

O que são chás Alucinógenos?

Conteúdo

Os chás alucinógenos são chás feitos com determinadas espécies de plantas e ervas, que podem produzir no seres humanos o efeito de alucinações, e com isto eu me refiro as mais diversas alucinações que você possa imaginar, existem plantas que foram usadas tanto para se alucinar enquanto dorme, quanto para ter sonhos vívidos acordado.

O que são chás Alucinógenos?
Para que serve. Fonte/Reprodução: original.

O ser humano desde sempre teve interesse em coisas que podiam alterar de alguma maneira seu estado mental, não é atoa que a produção do vinho, cervejas e outros tipos de drogas foram tão explorados ao decorrer da história da humanidade, e com os chás alucinógenos não foi muito diferente.

Chás alucinógenos trazem algum perigo?

Assim como qualquer tipo de droga ou remédio, os chás alucinógenos quando usados em quantidades extremas, podem provocar efeitos irreversíveis nos seres humanos. Existem diversas culturas no mundo, que já os adotaram como parte de rituais religiosos ou xamânicos, mas nestes a quantidade administrada é quase inofensiva a nossa saúde.

Chás alucinógenos trazem algum perigo?
Chás alucinógenos trazem algum perigo. Fonte/Reprodução: original.

Imagine que tudo que é demais, faz mal; se você tomar muita água, por exemplo, poderá acabar por se urinar nas calças, e com os chás alucinógenos existe um dano bem maior, já que você estará mexendo diretamente com seu cérebro e subconsciente tirando-os de seu estado normal.

Existem várias espécies de plantas, ervas e raízes, que são consideradas alucinógenas, mas nem todas elas tem seus efeitos usados só para este propósito, algumas contam com propriedades medicinais, também quando usadas da maneira correta e na dose certa.

Confira alguns chás alucinógenos

Agora que já os advertimos sobre o uso de chás alucinógenos e os perigos que eles podem representar à saúde, vamos listar agora três exemplos dos chás alucinógenos que já foram registrados pela humanidade.

Ayahuasca ou Santo Daime (Amazônia)

O ayahuasca é um dos que vamos citar aqui, consiste em uma mistura de duas plantas alucinógenas, e de acordo com alguns registros históricos, ele já é utilizado em rituais e cerimônias amazônicas há mais de um milênio.

Xhosa ou Raiz dos Sonhos (Sul da África)

Ainda se tratando de chás alucinógenos já usados pela humanidade, temos a Xhosa, que quando consumida na forma de chá não produz efeito algum enquanto a pessoa está acordada, mas ao dormir ela é capaz de induzir sonhos considerados pelos africanos como “mágicos”.

Artemísia (Originalmente Asiática)

Mais um dos chás alucinógenos que ficou muito conhecido ao passar do tempo foi a artemísia, esta que leva o nome em homenagem à deusa grega, Ártemis, o seu chá quando consumido em grandes quantidades também pode provocar alucinações, mesmo com a planta tendo outras propriedades medicinais.

Chás alucinógenos tem algum benefício?

Alguns destes chás alucinógenos podem trazer consigo benefícios também, a artemísia por exemplo, também tem propriedades medicinais capazes de aliviar dores, como dor de estômago, cólicas menstruais e até mesmo combater o reumatismo.

Assim como, o uso do chá de Santo Daime em suas cerimônias e rituais religiosos, segundo os amazonenses e adeptos da bebida, têm a capacidade de fazer um tipo de “limpeza espiritual” por dentro, já que os efeitos colaterais da bebida podem levar a diarreias e provocar vômito intenso. O que já ficou claro durante todos estes anos de estudo, é que estas plantas levam consigo propriedades únicas e peculiares de cada espécime que foi tirado da natureza. Assim, você conheceu mais sobre os chás alucinógenos e suas propriedades, e quais cuidados deve ter ao consumir um deles.

Deixe um comentário