A Inventiva Erva Fedorenta: Uma Plantinha Extraordinária!

A Inventiva Erva Fedorenta: Uma Plantinha Extraordinária!

A erva fedorenta é uma planta que possui habilidades únicas e extraordinárias. Ela é capaz de resistir a condições extremas e ainda oferece um aroma único. Neste artigo, vamos explorar as características desta planta fascinante, desde sua resistência à seca até seu perfume único. Vamos descobrir como esta plantinha pode ser usada para melhorar a qualidade de vida e como ela se tornou tão popular.

Tabela sobre Erva Fedorenta

Conteúdo

Característica Descrição Benefícios
Origem América do Sul Fácil acesso
Folhas Recortadas, verdes brilhantes e cheias de glândulas de óleo essencial Aparência atrativa
Flores Amarelas enxofre ou amarelo pálido Cores vibrantes
Fruto Aquênio marrom-escuro Textura única
Princípios Ativos Cineol, linalol, carvona, ocimento, dextra-linoleno, fenol, anetol , eugenol e quercetagetina Propriedades medicinais

A Inventiva Erva Fedorenta: Uma Plantinha Extraordinária!

A Erva Fedorenta é uma planta herbácea anual, conhecida também por diversos nomes populares, que possui diversos benefícios medicinais. Originária da América do Sul, ela pode ser encontrada espontaneamente em todo o Brasil, exceto na Amazônia, e possui folhas recortadas, verdes brilhantes e cheias de glândulas de óleo essencial. Suas flores são amarelas enxofre ou amarelo pálido e seu fruto é um aquênio marrom-escuro.

A Erva Fedorenta possui princípios ativos como cineol, linalol, carvona, ocimento, dextra-linoleno, fenol, anetol , eugenol e quercetagetina, que possuem propriedades medicinais antifúngicas, anti-helmínticas, antissépticas, inseticidas, repelentes, reumatismo, resfriadas e sudoríficas. Ela tem sido usada pela população cabocla para proteger suas hortas e lavouras contra o ataque de nematóides.

Como Usar a Erva Fedorenta?

A Erva Fedorenta pode ser usada em diversos tratamentos medicinais como gripes, resfriados, tosse, bronquites e calmantes. Ela pode ser usada em forma de chá por infusão ou decocção, banho de imersão ou emplastro. A posologia indicada para adultos é 1g de erva seca (1 colher de sopa) de folhas a sumidades floridas em infuso até 3 vezes ao dia com intervalos menores que 12hs. Para crianças a dose indicada é de 1/3 a 1/2 da dose indicada para adultos.

Benefícios da Erva Fedorenta

A Erva Fedorenta possui diversos benefícios medicinais:

  • Possui princípios ativos com propriedades antifúngicas, anti-helmínticas, antissépticas, inseticidas, repelentes, reumatismo, resfriadas e sudoríficas.
  • Usada para proteger hortas e lavouras contra o ataque de nematóides.
  • Pode ser usada em diversos tratamentos medicinais como gripes, resfriados, tosse, bronquites e calmantes.

FAQ

Qual a posologia indicada para adultos?

A posologia indicada para adultos é 1g de erva seca (1 colher de sopa) de folhas a sumidades floridas em infuso até 3 vezes ao dia com intervalos menores que 12hs.

Existe possibilidade de superdosagem?

Não há relatos de superdosagem, mas caso ocorra o tratamento sintomático deverá ser instituído.

Qual o uso mais comum da Erva Fedorenta?

A Erva Fedorenta é mais comumente usada em forma de chá por infusão ou decocção, banho de imersão ou emplastro.

Deixe um comentário