Com o calor do verão a aproximar-se, é hora de começar a pensar em maneiras de refrescar-se. Uma ótima opção é a laranja doce. Esta fruta deliciosa e refrescante oferece muitos benefícios, além de ser extremamente saborosa. Neste artigo, vamos discutir os benefícios da laranja doce e algumas ideias simples sobre como espalhar a magia desta fruta.
Tabela sobre Laranja Doce
Conteúdo
Característica | Descrição | Benefícios |
---|---|---|
Origem | China | Propriedades medicinais |
Nutrientes | Vitamina C, ferro, glicosídeos flavonoides, carotenóides e hidrato de carbono | Fortalecimento do sistema imunológico, prevenção de doenças cardiovasculares, melhora da saúde da pele e dos olhos, prevenção de doenças neurológicas e ajuda na perda de peso |
Usos | Consumida ao natural ou em saladas; ingrediente de bolos; tortas; doces; pudins; pães; sorvetes; caldas para cobertura de bolos; suco natural sozinho ou combinado a outras frutas ou ervas; tempero para frango; peru; chester; carnes e peixes (usando seu pericarpo seco); óleos e cremes corporais para massagem; banhos de imersão aromáticos para tratar calosidades; pomadas e géis para dermatites e eczemas | Analgésica, anti-helmíntica, anti-hemorrágica, antirreumática, antitérmica, aperiente, calmante do sistema nervoso, ciática, depurativa, digestiva, diurética, emenagoga, estimulante, laxante, regulador intestinal sudorífera e tônica |
Sabor Incrível: Espalhe a Magia da Laranja Doce!
A laranja é um dos frutos mais saborosos e saudáveis que existem. Ela possui propriedades medicinais, é fonte de vitamina C e é usada há muitos anos como alimento. Ela é originária da China e espalhou-se por todo o mundo temperado e tropical. O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de suco de laranja do mundo. A laranja é um fruto híbrido que surgiu a partir do cruzamento da cimboa com a tangerina e possui vários ativos, como acetato de linalil, carotenóides, derivados de triterpenos, ferro, glicosídeos flavonoides, hidrato de carbono, nerol e vitaminas.
A laranja possui várias propriedades medicinais e pode ser usada para tratar epilepsia, estômago, combater a falta de vitamina C, contração muscular, desintoxicar o organismo, dores ciáticas, moléstia nervosa, nefrite, prevenir gripes, resfriados e anemia, reumatismo e restaurar o fluxo menstrual. Para uso pediátrico ela é usada como alimento para as mesmas indicações. Já na gestação e na lactação ela também é usada como alimento para as mesmas indicações.
Os Benefícios da Laranja Doce
A laranja possui vários benefícios para a saúde humana. É rica em nutrientes como vitamina C, ferro, glicosídeos flavonoides, carotenóides e hidrato de carbono. Estes nutrientes ajudam no fortalecimento do sistema imunológico, prevenção de doenças cardiovasculares, aumento da resistência e da saúde do coração, redução do risco de câncer, melhora da saúde da pele e dos olhos, prevenção de doenças neurológicas e ajuda na perda de peso. Além disso, ela é analgésica, anti-helmíntica, anti-hemorrágica, antirreumática, antitérmica, aperiente, calmante do sistema nervoso, ciática, depurativa, digestiva, diurética, emenagoga, estimulante, laxante, regulador intestinal sudorífera e tônica.
Usos da Laranja Doce
A laranja pode ser usada de várias formas: consumida ao natural ou em saladas; ingrediente de bolos; tortas; doces; pudins; pães; sorvetes; caldas para cobertura de bolos; suco natural sozinho ou combinado a outras frutas ou ervas; tempero para frango; peru; chester; carnes e peixes (usando seu pericarpo seco); óleos e cremes corporais para massagem; banhos de imersão aromáticos para tratar calosidades; pomadas e géis para dermatites e eczemas. Além disso existem receitas caseiras com ela como suco de laranja; banho com chá da laranja amarga; chá da folha da laranjeira; chá da flor da laranjeira.
Cuidados e Contraindicações
Existem algumas contraindicações/cuidados a serem tomados com a laranja: necessário cuidado com o sumo da casca pois a pele impregnada ao sol sofre queimaduras. Além disso existem precauções a serem tomadas com a casca do fruto pois o sumo da mesma pode causar foto-senslbilização e queimaduras.