Tradições que nos ensinam a reconhecer quais as plantas que curam foram repassadas por milênios. As plantas que curam nos ajudaram a nos perpetuar como espécie, sendo imensamente importante, não só por suas propriedades aplicadas como remédio, mas também como alimentos que eram consumidos de maneira periódica para obter um benefício preventivo.
Hoje, com o avanço científico e a globalização, nós estamos tendo uma época de redescobrimento dessas plantas medicinais, em que plantas de diferentes regiões são testadas pela medicina e, então, confirmadas suas ações benéficas para o organismo.
O objetivo deste artigo é apresentar algumas ótimas opções de plantas que curam para você conhecer e utilizar em seu dia a dia. Boa leitura!
O que são as plantas que curam?
Conteúdo
Nós, como seres humanos, somos parte integrante da natureza, por isso, não é nenhum absurdo que existam plantas que curam e sejam de imenso valor para nosso organismo, seja para prevenir algumas doenças ou ajudar a nos recuperarmos de alguns quadros de infecção, contaminação ou de reabilitação de ferimentos.

Grande parte dos remédios ainda são feitos tendo como base algumas plantas e produtos encontrados na natureza, evidenciando como esses produtos naturais ainda são importantes.
Essas plantas existem mesmo?
Muitas pessoas têm uma percepção errada de que as plantas que curam nada mais são do que um papo de naturalistas e de indivíduos que desacreditam na medicina moderna. Esse pensamento não poderia estar mais errado.
Primeiro que, como comentamos, muitas plantas que curam são base para remédios variados como analgésicos, anti-inflamatórios e outras drogas farmacológicas. Podemos citar como exemplo a aspirina, que tem como base o ácido acetilsalicílico extraído do salgueiro.
A penicilina vem de um tipo de fungo, e outros remédios de uso mais ordinário como acheflan usa como base a erva-baleeira. Tudo isso prova que as plantas que curam existem e, mesmo que hoje o seu uso in natura tenha sido bastante diminuído, elas ainda são relevantes até mesmo para a medicina moderna.
Na verdade, é bom deixar claro aqui que o cuidado com a saúde não é, de maneira alguma, dogmático e você não precisa aderir a nenhuma vertente ou escola de medicina para optar pelos seus medicamentos ou consumir aquilo que te faz bem. Ou seja, consumir plantas que curam não te impede de maneira alguma de também optar por drogas sintéticas e vice e versa.
Onde se encontram as plantas que curam
As plantas que curam estão distribuídas por todo o globo, mas com atuações bem diferentes. Uma constante na humanidade é a sua divisão em tribos. Mesmo hoje em um mundo globalizado e urbanizado, ainda assim as diferenças culturais são extremamente relevantes e são capazes até mesmo de determinar o curso de nossa vida.
O mesmo podemos dizer sobre a nossa saúde. Os perigos aos quais a saúde humana está exposta em diferentes regiões é bastante variado. Doenças que são comuns, perigosas e relevantes na Ásia, não são aqui no Brasil.
Essa distinção pode se basear em diferenças biológicas, ambientais (se onde o indivíduo vive é frio, quente, seco, úmido etc.), ou, até mesmo, da fauna e da flora locais.
Alguns costumes como alimentação ou rituais também podem impactar bastante nessa diferença. Isso faz com que cada região e cultura tenha alguma planta, que é utilizada para tratar desta ou daquela patologia específica e comum ao local.
Quais “curas” as plantas que curam proporcionam?
As plantas que curam no geral são bastante versáteis, produzindo uma série de reações em nosso corpo. Há plantas que ajudam na cicatrização, outras que combatem agentes infecciosos e, ainda, algumas usadas como calmantes e relaxantes naturais.

Há também uma classe de plantas que, embora medicinais, não atuam “curando” o organismo, simplesmente porque tem uma ação no sentido de prevenir alguns males e são consumidas periodicamente como suplementos alimentares.
Cuidados ao consumir as plantas que curam
Mas nesse mundo do tratamento natural é necessário ter alguns cuidados. O mais básico é o cuidado de não consumir qualquer coisa sem a pesquisa correta e sem ter certeza dos benefícios que ela pode estar proporcionando. Afinal, a crendice popular existe e muitas vezes pode atribuir a determinado elemento características curativas quando, na verdade, ele possui efeito nenhum ao organismo.
Há também outros cuidados mais sérios para evitar consumir algumas plantas que podem ser prejudiciais à saúde. E, até, com relação ao consumo de algumas plantas que podem beneficiar o organismo, quando utilizadas em determinadas condições, mas que se usadas incorretamente podem fazer mal. Então, sempre é necessário pesquisa e ter certeza daquilo que está consumindo.
Conheça 19 plantas que curam!
Vamos finalmente conhecer algumas plantas que curam! Saber quais são elas e no que podem impactar a saúde humana. Então pegue um caderninho e anote as principais plantas que você pode consumir em momentos de necessidade, ou dependendo da planta, até de modo periódico, para aumentar as defesas do seu corpo. Confira!
Carqueja
A carqueja é uma planta comum no Brasil e que pode nascer até em ambientes urbanos. Essa erva é bastante consumida como chá e atua em benefício da pressão arterial, no controle do açúcar no sangue, fortalecendo o sistema imunológico e combatendo o mau colesterol.
A carqueja também tem um efeito diurético e é recomendada para quem sofre com problemas hepáticos. Ela pode ser consumida em forma de chá e também é facilmente encontrada em cápsulas como suplementos.
Gengibre
O gengibre é uma espécie de raiz muito utilizada na culinária mundial e nacional. Seu sabor é bem forte, picante e característico e ele pode ser facilmente encontrado nos supermercados de todo o país.
Além de ser delicioso, o gengibre atua positivamente na saúde humana, por ter propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, auxiliando a boa saúde estomacal e, além disso, há estudos que investigam o consumo da raiz com a prevenção do câncer de cólon.
A raiz ainda alivia cólicas menstruais por ter cineol e bornal, substâncias com efeito analgésico, além de ser utilizada no preparo de diversos pratos. Então, pode ser consumida nas refeições como alimento e também utilizada em preparos de chás.
Kava Kava
A saúde corporal é muito importante, porém, há plantas que curam dedicadas até mesmo para tratar problemas de natureza mental ou psicológica. Prova disso é a Kava Kava que ganhou notoriedade pela forma como auxilia no tratamento da ansiedade, nervosismo, estresse e, até mesmo, insônia.
A Kava Kava promove o relaxamento muscular, tem efeito calmante e estudos indicam que o consumo da planta também pode aumentar o rendimento cerebral.
A planta também é bastante recomendada para mulheres que estão passando pela menopausa, pode ser consumida em forma de chá e também em forma de cápsulas sintetizadas, mas seu consumo não é indicado por períodos muito longos.
Agrião
O agrião é uma verdura bastante consumida em alguns lugares do país, seja em saladas ou em preparos mais diversificados, até mesmo presentes em algumas receitas de macarronada.
Mas além de todo o valor culinário, o agrião também é um aliado de nossa saúde. A verdura atua na saúde estomacal e digestiva, também é uma excelente recomendação para casos de anemia ou problemas ósseos.
O consumo do agrião é recomendado no preparo culinário, em saladas, refogado ou como acompanhamento.
Guaco
O guaco é uma planta brasileira e você provavelmente já deve ter ouvido falar pelo menos alguma vez dos seus efeitos benéficos. Isso por a planta ser usada como base para alguns xaropes e remédios para gripe, tosse ou problemas respiratórios.
O guaco atua na melhora de todas essas enfermidades, sendo bastante recomendado para pessoas com episódios de asma, bronquite e outras doenças inflamatórias. A planta também tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e analgésicas.
É realmente uma planta especial, e seu consumo é tradicionalmente feito em chá, porém também é frequentemente encontrado como xarope nas farmácias.
Espinheira Santa
A espinheira Santa é uma erva medicinal clássica utilizada muito em forma de chá. Seus benefícios são bem variados, agindo em prol da saúde estomacal, auxiliando no tratamento de quadros de gastrite e úlcera por ser rica em taninos.
A planta também é antioxidante, diurética e recomendada para pessoas que sofrem com acne. O consumo da espinheira santa é feito em forma de chá, e há quem consuma periodicamente a bebida, mas também é encontrada em cápsulas.
Erva Baleeira
A erva baleeira é uma planta encontrada tipicamente na mata atlântica e também já recebeu nomes como maria milagreira ou maria rezadeira na cultura popular brasileira. Além de ser reconhecida como uma das clássicas plantas que curam, a erva baleeira também é usada em algumas regiões como temperos.
Sua principal ação é anti-inflamatória, então é muito recomendada para episódios de inflamação no geral, e especialmente utilizada no tratamento de artrite, reumatismo e inflamações musculares. A erva baleeira pode ser consumida como tempero, como chá e é encontrada no mercado até em forma de óleo essencial.
Barbatimão
O barbatimão é mais uma das plantas que curam legitimamente brasileira, na verdade é mais parecida com uma pequena árvore.
A planta tem propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e é utilizado também como cicatrizante. Suas propriedades antissépticas levaram algumas pessoas a utilizarem a planta como sabonete ou na forma de emplastros, que são aplicados em regiões feridas.
Por ser rico em taninos e flavonoides, combate problemas intestinais. Ainda é um aliado no combate ao HPV, auxilia no tratamento de corrimentos vaginais, ajuda a controlar a glicemia e, ainda, controla a saúde da boca.
A parte mais utilizada é a casca, da qual tanto o chá, quando pomadas, emplastros e sabonetes são feitos.
Babosa
A babosa é a primeira planta suculenta a aparecer em nossa lista de plantas que curam. Além de ser um item bastante comum na decoração de algumas casas que gostam de plantinhas, a babosa também é uma planta com propriedades medicinais bastante interessantes, pois auxilia a saúde capilar e do couro cabeludo, sendo muito útil para tratamentos com quedas de cabelo e caspas.
O uso mais recomendado da babosa é na forma de emplastros ou cremes, que você pode fazer em sua própria casa esmagando ou macerando a polpa da planta.
Calêndula
Você pode não conhecer a calêndula por esse nome, mas se nós chamarmos a planta de flor “bem-me-quer, mal-me-quer”, fica mais fácil não é? A flor não é só linda, mas também é uma planta medicinal muito utilizada pelas propriedades cicatrizantes e anti inflamatórias.
O modo mais clássico de utilizar a flor como tratamento é o emplastro aplicado em alguma ferida. Mas a flor também pode ser utilizada em infusões e até mesmo preparada como chá que auxilia na proteção hepática, na regulação do açúcar no sangue e elevação da imunidade.
Canela
A canela é uma das especiarias mais famosas do mundo. Já foi assunto de reinos poderosos e para o seu comércio já foram realizadas grandes navegações. Ainda hoje a canela segue relevante, sendo não só utilizada como especiarias e alimento, como um tratamento natural para algumas enfermidades.
A canela é, na verdade, uma raspa de um tronco de árvore e entre seus benefícios está sua propriedade antioxidante, anti-inflamatória, e a melhora do metabolismo e da disposição física e mental.
Existem estudos que indicam a relação entre o consumo da canela e a prevenção do câncer, já que a especiaria contém eugenol e cinamaldeído. Esse último também está associado ao auxílio na perda de peso. A canela é consumida tanto como especiaria em alimentos quanto em forma de chá.
Capim Limão
O capim-limão ou capim santo é uma planta parecida com capim, razoavelmente fácil de ser encontrada, tanto in natura quanto em óleo essencial. Entre os benefícios do capim-limão temos propriedades antioxidantes e uma grande quantidade de mirceno.
O mirceno é uma substância que atua com forte efeito analgésico, fazendo com que a planta seja uma ótima pedida para quadros de dores de cabeça ou dores constantes. Além disso, tem propriedades antioxidantes, antissépticos, bactericidas, antimicrobiana e fungicida.
O capim-limão é muito consumido em forma de chá e seu óleo essencial também pode ser utilizado para fazer compressas ou inalado, após ser fervido.
Erva doce
A erva doce é uma planta facilmente encontrada no Brasil. Ela é utilizada na produção de alguns doces, como aromas de alguns produtos domésticos e também é bastante consumida na forma de chá.
Entre os principais benefícios do chá da erva-doce está sua ação na saúde estomacal e intestinal, não só para o bom funcionamento do estômago como na reversão de quadros de flatulência e aliviando a gastrite, além da ação calmante.
Alecrim
Muitas pessoas conhecem o alecrim, mas não as suas características que o fazem entrar para a lista das plantas que curam. O alecrim tem uma ação anti-inflamatória, antioxidante e expectorante, sendo muito recomendado para resfriados e gripes.
Também há estudos que indicam uma relação entre o consumo do alecrim com a prevenção de doenças do cérebro degenerativas. A planta também é rica em vitaminas como a vitamina C e K. O seu consumo é feito principalmente como tempero no preparo de alguns alimentos, sendo bastante utilizado em caldos, sopas e outros pratos.
Alho
O alho é um alimento que dispensa apresentações. Mesmo presente em nossa culinária de norte a sul, muitas pessoas ainda não conhecem as propriedades benéficas do alho à saúde.
O alimento é rico em sulfetos alílicos, sendo, portanto, antioxidante e apresentando também propriedades anti-inflamatórias e um grande combatente de infecções diversas, inclusive bacterianas. O alho é consumido em todo o Brasil como tempero, mas também pode ser utilizado para produzir alguns chás.
Passiflora
A passiflora ou flor-da-paixão é uma linda planta com propriedades medicinais bem interessantes. A planta passiflora tem propriedades ansiolíticas e calmantes, sendo muito recomendada para casos de estresse ou de pessoas com problemas de sono e auxiliando, inclusive, em casos de TDAH.
Seu uso pode ser feito em cápsulas, em forma de óleo essencial inalado em vapor e também como chá, de acordo com recomendação médica.
Aroreira do Sertão
A aroeira do sertão hoje infelizmente é uma planta ameaçada de extinção. Porém, você ainda pode dar sorte de encontrar uma muda da planta, quem sabe plantá-la para contribuir com a espécie!
Pois além desse feito de caridade com a natureza, você poderá assim usufruir de uma série de benefícios que a planta oferece à saúde, como seu poder cicatrizante e ação anti-inflamatória.
O uso da planta pode ser em forma de emplastro, chás, na fabricação de sabonetes e aplicação direta na pele.
Valeriana
A valeriana é uma linda flor utilizada também como calmante. As propriedades ansiolíticas da planta são magníficas e fazem dela um grande calmante natural, recomendado para tratar insônia, estresse e ansiedade.
A planta pode ser consumida em forma de chá ou em forma de suplemento em cápsulas e também alivia cólicas e sintomas de TPM.
Boldo do Chile
O boldo do Chile é uma planta que importamos de nossos irmãos chilenos. Sua folha é uma grande aliada da saúde hepática, trazendo inúmeros benefícios para o fígado. O boldo do Chile tem propriedades diuréticas, antioxidantes, anti-inflamatórias e, além de auxiliar o fígado, também age auxiliando a saúde estomacal.
O seu consumo é feito principalmente em forma de chá, mas é recomendado ser consumido com moderação.
Chegamos ao fim da nossa lista das plantas que curam, que você pode utilizar em seu dia a dia para tratar alguns problemas de saúde. Anotou todos? Então compartilhe com amigos e familiares que podem se beneficiar dessas propriedades curativas e não deixe de utilizar nossas dicas para ter uma vida naturalmente mais saudável!
3 comentários em “Plantas que curam: saiba tudo sobre aqui!”