Sentir dor é uma sensação desagradável para todos, e o remédio caseiro para infecção urinária é uma das alternativas para ajudar quem sofre com essa condição. Há inúmeras opções naturais, e ao conhecer as propriedades de cada alimento, é possível identificar os nutrientes contidos e as possíveis contribuições que eles podem oferecer para controlar os processos inflamatórios, até obter a avaliação médica.
A seguir, você poderá conferir algumas opções de remédios caseiros que promoverão a saúde do trato urinário e atuarão contra os micro-organismos indesejáveis. Fique de olho e escolha as opções que melhor se adequam ao seu gosto e necessidade.
Suco de romã
Conteúdo
É uma fruta com ação antioxidante, a qual melhora a imunidade e oferece benefícios para prevenir diversas doenças. A romã contém poder antibacteriano, e vitamina C, funcionais para equilibrar o Ph da urina e prevenir a infecção urinária.
Para preparo, corte de 2 a 3 romãs ao meio, e retire as sementes. Leve ao liquidificador, com 1 copo de 300 ml de água. Após misturar, coe, antes de beber. Esse suco pode ser consumido nas refeições ou durante o dia, como colações.
Suco de cranberry
Indicada para prevenir processos inflamatórios, essa fruta ainda auxilia na saúde do sistema digestivo e equilíbrio de índice glicêmico. O ácido cítrico protege o trato urinário, dessa maneira, estende os benefícios para bexiga, rins, e até mesmo uretra. Em contrapartida, a determinados alimentos, esse remédio caseiro para infecção urinária não é contra indicado para grávidas.
Essa fruta pode ser consumida na versão natural ou em cápsulas. Na versão de suco, é recomendada a medida de 2 a 3 colheres (sopa), de cranberry desidratada, com 1 copo de 300 ml de água. O preparo também deve ser feito no liquidificador, com consumo a gosto, após ser coado.
Chá de hidraste
Essa planta é muito recomendada, pelo seu poder anti-inflamatório e poder medicinal, para fortalecer o sistema imunológico. Além de ser recomendada como remédio caseiro para infecção urinária, essa planta também é procurada para reduzir desconfortos no período menstrual e dores de hemorroidas.
A porção indicada é 1 colher (chá) para 1 copo de água de 250 ml. Deve-se deixar ferver bastante, e cobrir, até que fique na temperatura desejada. Recomenda-se coar, antes de beber. O consumo é contraindicado para gestantes e lactantes.
Tintura de capuchinha
Essa flor possui propriedades terapêuticas, e seu uso medicinal se justifica pela presença dos carotenoides, flavonoides e ácidos graxos contidos nessa flor. Além de recomendada para tratamento de resfriados, a planta, com seu efeito antibiótico, ainda reduz sintomas de infecções urinárias e reduz a retenção de líquidos corporal.
Utilize as folhas e flores secas. Ferva 500 ml de água, e após a fervura, acrescente 4 colheres (sopa) de capuchinha. Cubra, e coe, após alguns minutos. Pode ser consumido frio ou quente.
Chá de cavalinha
É muito indicado para dietas de emagrecimento, já que possui efeito diurético. Os benefícios da cavalinha não se limitam a isso, e sendo um remédio caseiro para infecção urinária, é um potente agente para contribuir com a eliminação de toxinas e bactérias indesejáveis ao seu organismo.
O consumo excessivo dessa bebida pode transformar os benefícios em malefícios, portanto, beba de maneira pontual e moderada. A ingestão por mais de 5 dias seguidos pode causar arritmias, desidratação e até mesmo pancreatite.
A dosagem recomendada é 1 colher (sopa) do talo seco de cavalinha, para 1 xícara de 250 ml de água. O tempo de infusão pode ser de 5 a 10 minutos, e como porção máxima, recomenda-se até 2 xícaras diárias, por 2 dias seguidos.
Chá de hortelã
Os benefícios dessas folhinhas para a saúde renal são incontestáveis. Esse remédio caseiro para infecção urinária é não só saboroso, como nutritivo e funcional, para reduzir as dores e desconfortos causados pela condição.
A porção indicada é 250 ml de água fervida, com adição de 2 colheres (sopa) de hortelã. O tempo mínimo de infusão é 10 minutos. Esse chá é muito recomendado para tomar no período da noite, para ter um sono restaurador, para um novo dia, sem dores.
Chá de vara-de-ouro
Esse chá atua diretamente contra as bactérias, e proporciona efeito diurético. Ele possui ação anti-inflamatória, mas devemos ressaltar que não pode ser responsabilizado por cura ou pleno efeito contra as infecções. É dito que ele promove a saúde da bexiga e apoia no controle de cálculos renais.
O recomendado são 2 colheres (sopa) de vara-de-ouro, para 1 xícara de 300 ml de água fervente. O tempo de infusão indicado é de 5 a 10 minutos. Não é recomendado exceder, pois o sabor se intensifica. Não é recomendado beber mais que 2 xícaras por dia.
Chá de dente-de-leão
As folhas dessa planta podem se tornar o seu remédio caseiro para infecção urinária, e esse título se justifica pela presença de ácido cinurênico, excelente apoio para a saúde do sistema digestivo. O efeito antioxidante beneficia não só o trato urinário, mas também o fígado e o sistema cardiovascular.
Esse chá é contraindicado para gestantes e lactantes, e pode ser preparado com 1 xícara de 300 ml de água fervente e 1 colher (sopa) dessa raiz. O consumo excessivo pode resultar em desidratação, então a porção máxima recomendada é de 3 vezes por dia, por 2 dias seguidos.
Chá de rábano-silvestre
Esse remédio caseiro para infecção urinária é utilizado pelo seu poder anti-inflamatório e antimicrobiano. Os seus benefícios não se limitam apenas ao trato urinário, mas também é muito procurado pela ação sobre o sistema respiratório.
Para preparar o chá de rábano-silvestre, combine 1 xícara de 250 ml de água com 1 colher (chá) de folhas picadas. O tempo de infusão indicado é de 5 minutos, e o consumo máximo é de 3 xícaras.
Chá de cúrcuma
Esse anti-inflamatório natural é o remédio caseiro para infecção urinária que você pode facilmente acrescentar à sua alimentação. Essa especiaria é rica em nutrientes, e ainda proporcionará um sabor diferenciado às suas receitas. O poder antioxidante atua contra os radicais livres, desintoxica o fígado e protege todo o sistema digestivo.
O consumo desse chá por gestantes deve ser avaliado por profissionais de saúde, já que é reconhecido como um estimulante uterino. A dosagem recomendada para esse chá ser utilizado de maneira funcional, como remédio caseiro para infecção urinária é de 250 ml de água para 2 colheres (sopa) de pó de cúrcuma. O tempo de infusão recomendado é de 5 minutos, devido à intensidade do tempero.
Infusão de salsinha
Esse diurético natural promove a saúde do trato urinário e ainda previne contra a cistite. O consumo deve ser evitado por gestantes, pessoas com problemas cardíacos e insuficiência renal.
O consumo máximo diário é de 3 xícaras, e o preparo dessa infusão inclui o talo. Deve-se cortar em pequenos pedaços, e combinar 250 ml de água para 15 gramas de salsinha. O tempo de infusão é de 5 a 10 minutos.
Chá de cabelo de milho
Utilizada em sua versão de extrato seco, essa planta pode fornecer importantes nutrientes para tornar o seu corpo mais saudável. Além de melhorar a função renal, esse remédio caseiro para infecção urinária ainda pode apoiar no controle de pressão arterial, níveis de açúcar na corrente sanguínea.
Há poucos relatos de efeitos colaterais para esse chá, portanto, o seu consumo é seguro. A dosagem indicada é de 3 xícaras diárias. A infusão deve ser preparada com 250 ml de água e 1 colher (sopa) de extrato seco de cabelo de milho. O tempo de infusão é de 10 minutos.
Chá alho e gengibre
Além de ser um excelente termogênico, o gengibre ajuda no combate aos sintomas de infecção urinária. A união desses ingredientes potencializa os efeitos para reduzir dores e desconfortos na região abdominal. Esse chá ainda fortalece o sistema imunológico.
O chá deve ser preparado com 3 dentes de alho cortados ao meio e descascados, com ½ colher (chá) de pó de gengibre e 3 xícaras de 200 ml de água. Para atenuar o sabor intenso, é permitido o uso moderado de adoçantes ou mel.
Chá de uva-ursi
Esse chá impulsiona a eliminação de líquidos e combate a ação de bactérias. É muito recomendado não só como remédio caseiro para infecção urinária, graças à presença de arbutina. É um antibacteriano natural, que apoia também no tratamento contra pedras nos rins e diarreia. Ela é rica em flavonoides, ácido ursólico, arbutina, hidroquinonas, taninos, e muito mais.
As 2 colheres (sopa) de folhas de uva-ursi devem ser fervidas, com 1 litro de água, durante 15 minutos. Recomenda-se beber morno, e após coado. O consumo regular não deve superar 5 dias seguidos, e não mais que 5 dias anuais.
Todo e qualquer consumo de remédio caseiro para infecção urinária deve ser avaliado por um profissional de saúde. As alternativas encontradas não devem ser reconhecidas como referência para tratamentos efetivos ou efeitos milagrosos. As porções também são reconhecidas como seguras, apenas se avaliadas e escolhidas, de acordo com características individuais, como peso, gênero, idade e fatores genéticos.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre plantas que curam e já escolheu seu remédio caseiro para infecção urinária? Acesse nosso site e confira o conteúdo para promover sua saúde de maneira natural!