Remédio natural para gordura no fígado: quais são e como funcionam?

remédio natural para gordura no fígado quais são e como funcionam

Usar remédio natural para gordura no fígado é uma prática que, apesar de não substituir os cuidados médicos e terapêuticos tradicionais, pode servir como uma alternativa para reforçar os cuidados com esse órgão tão importante. Mas, para usufruir desses recursos, é necessário ter as informações corretas.

Se esse é o seu caso e você procura por orientações de qualidade acerca de remédio natural para gordura no fígado, não deixe de ler este texto até o final. Aqui, te apresentamos as principais informações sobre esse tema, além de elencar algumas opções de chás que podem ser usados nesse contexto. Boa leitura!

O que é a gordura no fígado?

Conteúdo

O que é comumente chamado de gordura no fígado também é conhecida como esteatose hepática e consiste, basicamente, no acúmulo excessivo de células gordurosas no fígado. Acontece que existir gordura no fígado é normal, mas isso se torna um problema quando esse volume torna-se excessivo.

o que e a gordura no figado
Fonte/Reprodução: original.

Considera-se que até 5% de gordura no fígado é aceitável. Mais do que isso, no entanto, já exige cuidados especiais e mudanças comportamentais, como na alimentação e na prática de atividade física para diminuir os riscos de doenças mais graves. Um fígado muito gorduroso, além de não funcionar corretamente, pode gerar doenças graves, como cirrose e câncer.

É por esses motivos que procurar ajuda médica e usar remédio natural para gordura no fígado são atitudes bem-vindas. A orientação profissional, no entanto, merece destaque e é extremamente importante nessas horas.

Quais as causas da gordura no fígado?

Muitas coisas podem influenciar o fígado a acumular muita gordura, desde hábitos alimentares a uso de medicamentos sem orientação médica e infecções virais, como a hepatite.No entanto, pode-se destacar as seguintes causas como as mais recorrentes para o surgimento da esteatose hepática:

  • Consumo excessivo de álcool;
  • Má alimentação (com grande consumo de alimentos gordurosos e açucarados);
  • Sedentarismo;
  • Presença de hepatite C;
  • Obesidade;
  • Níveis altos de colesterol e triglicerídeos;
  • Diabetes;
  • Ganho e perda de peso muito rapidamente.

Além desses, o uso de algumas substâncias como hormônios e medicamentos do tipo corticoide, também podem estar associados ao aumento considerável da presença de gordura no fígado.

Quais os sintomas da gordura no fígado?

Antes de encontrar um bom remédio natural para gordura no fígado, é necessário saber se você está de fato acometido por essa condição. Nesse contexto, observar os sintomas é o passo mais importante. Veja a lista abaixo com os sintomas mais observados em pessoas com muita gordura no fígado:

  • Dores na barriga (especialmente no lado direito do abdômen);
  • Dores de cabeça regulares;
  • Enjôo e vômitos;
  • Estado de fadiga;
  • Mal-estar geral;
  • Diminuição de peso repentinamente;
  • Perda de apetite;
  • Crescimento do tamanho do fígado, entre outras coisas.

Mas atenção: a observação de um ou mais desses sintomas não significa necessariamente que você está com esteatose hepática. Os itens da lista acima também podem ser causados por outras coisas e, por isso, consultar um médico é algo imprescindível. Ao perceber a existência dos sintomas, não deixe de procurar o profissional de sua confiança!

Quando devo me preocupar com a gordura no fígado?

A verdade é que, no início do acúmulo excessivo de gordura no fígado, o problema é praticamente imperceptível. Nesse cenário, ele só é detectado quando são feitos exames específicos, como a ultrassonografia – por isso, é importante se atentar aos sintomas da doença.

quando devo me preocupar com a gordura no figado
Fonte/Reprodução: original.

Em termos práticos, se você observar dores abdominais do lado direito da barriga, enjoo e vômitos frequentes e mal-estar, é uma boa ideia ir ao médico. Procure um gastroenterologista, hepatologista ou mesmo um clínico geral. Eles saberão conduzir a investigação do problema e orientar sobre as soluções.

3 remédios natural para combater a gordura no fígado

Agora, vamos saber que remédio natural para gordura no fígado pode ser usado no combate e prevenção da doença. Cada um dos itens abaixo possui suas propriedades particulares e quase todo mundo pode usá-los. Confira:

Chá verde

O chá verde é um excelente remédio natural para gordura no fígado, pois possui a capacidade de diminuir o nível de substâncias como colesterol, triglicerídeos e algumas enzimas que prejudicam o órgão. Consumido na quantidade certa, ele pode ser um grande aliado.

O preparo do chá deve ser feito por infusão, isto é, você precisa ferver água, retirá-la do fogo e colocar as folhas (1 colher de chá cheia) ou o sachê em uma xícara com a água ainda fervendo. Cinco ou dez minutos depois, o chá pode ser consumido.

Chá de alcachofra

O chá obtido da alcachofra também é um remédio natural para gordura no fígado graças, principalmente, ao seu efeito antioxidante. Esse chá tem a capacidade de combater os radicais livres que, muitas vezes, podem prejudicar o fígado. Ele também estimula o surgimento de células novas no órgão.

Para aproveitar esse remédio natural para gordura no fígado, basta realizar a infusão em água fervente (a exemplo do chá verde). No caso, use apenas uma colher de sobremesa de folhas secas para cada litro de água. Três xícaras ao dia, 10-15 minutos antes das refeições, são suficientes.

Chá de manjericão e alecrim

Mais um chá que serve como remédio natural para gordura no fígado tem como ingredientes o manjericão e o alecrim. Esses dois itens, além de serem antioxidantes, apresentam propriedades anti-inflamatórias e anti-adipogênicas, fundamentais para reduzir a gordura do fígado.

Aqui, a técnica usada também é a infusão e devem ser usados 1 litro de água (fervente), 1 colher de chá de alecrim e dez folhas de manjericão. Ao colocar os ingredientes na água fervente, basta esperar cerca de dez minutos para beber. Até três xícaras por dia é o ideal.

Esses três tipos de chás podem ser grandes aliados no combate à esteatose hepática, mas não esqueça: antes de tomar qualquer coisa, procure conhecer se existem contraindicações. Além disso, não deixe também de procurar um médico para obter orientações mais específicas para o seu caso – com saúde, não se brinca!

Deixe um comentário