Saiba o que é e como combater a ansiedade com ajuda dos chás

Saiba o que é e como combater a ansiedade com ajuda dos chás

Você sabia que existe chá para ansiedade? Os chás são excelentes bebidas com diversos tipos de propriedades que podem te ajudar a diminuir os sintomas de ansiedade, promovendo o relaxamento.

Conheça mais sobre o chá para ansiedade, quais as melhores opções e algumas maneiras naturais de combater a ansiedade.

O que é a ansiedade?

Conteúdo

Antes de conhecer mais sobre o chá para ansiedade, é preciso conhecer, afinal, o que é essa doença.

O que é a ansiedade?
Ansiedade. Fonte/Reprodução: original.

A ansiedade é caracterizada por uma preocupação excessiva diante de diversas situações. É comum se sentir ansioso para uma apresentação, uma entrevista ou uma situação nova. Porém, algumas pessoas sentem isso de maneira excessiva e constante, se tornando um transtorno psicológico chamado TAG, que significa transtorno de ansiedade generalizada.

Quando a ansiedade toma conta, ela ultrapassa os pensamentos e causa sintomas físicos que falaremos a seguir.

Quais os sintomas da ansiedade?

Os sintomas de ansiedade podem variar muito de acordo com cada pessoa e os gatilhos que desencadeiam uma crise também. Porém, os sintomas comuns desse quadro é a sensação de morte iminente, sudorese, batimentos cardíacos acelerados, dificuldade de respirar e até mesmo formigamento no corpo.

Quais os sintomas da ansiedade?
Sintomas da ansiedade. Fonte/Reprodução: original.

É nesse momento que o chá para ansiedade pode ser um grande aliado, reduzindo os sintomas e promovendo um relaxamento profundo.

Quais as causas da ansiedade?

As causas da ansiedade são diversas. Além do fator genético, esse quadro é mais comumente ocasionado após traumas, quadros de estresse e até mesmo depressão. É muito comum que uma pessoa tenha um ou mais transtornos psicológicos combinados, pois uma condição acaba levando a outra.

Tipos de ansiedade

Apesar do Transtorno de Ansiedade Generalizada ser o tipo mais comum, existem outros tipos de ansiedade, como, por exemplo:

Fobia Social

Esse tipo de ansiedade pode ser definido como um medo ou sensação de ansiedade exagerados diante de algumas situações que envolvam outras pessoas. Por exemplo, o medo de falar em público, de pedir informações ou até mesmo de comer. Qualquer situação que a pessoa possa se sentir julgada ou avaliada, pode desencadear esse quadro.

Síndrome do Pânico

Os episódios de crises de pânico são caracterizados por medos espontâneos e inesperados, com diversos sintomas físicos fortes, perda de controle e sensação de medo de morrer. Normalmente uma crise de pânico dura em torno de 30 minutos desesperadores para o paciente.

Agorafobia

O tipo de ansiedade chamado de agorafobia é caracterizado pelo medo de situações ou, até mesmo, locais onde a pessoa não se sinta segura. Não necessariamente locais desconhecidos, mas também situações comuns como multidão, o que inclui transportes público e até mesmo filas.

Quais os melhores chás para ansiedade?

O chá para ansiedade pode ser tomado como um hábito, melhorando de maneira progressiva os sintomas. Porém, eles também podem ser tomados após uma crise ou até mesmo antes de dormir. Abaixo, listamos opções de chá para ansiedade que vão te proporcionar benefícios incríveis.

Camomila

Um chá para ansiedade extremamente conhecido e amplamente utilizado. A camomila ajuda a combater não só a ansiedade, mas também o estresse e o nervosismo. Além disso, pode ser utilizado por quem sofre de insônia, ajudando a induzir um sono mais tranquilo.

Alfazema

Outra opção interessante de chá para ansiedade, é o alfazema. Com propriedades relaxantes, calmantes e até mesmo antidepressivas, o chá de alfazema ajuda a normalizar a pressão e os batimentos cardíacos, acalmando os sintomas de ansiedade.

Melissa

Com propriedade calmante, relaxante e até mesmo sedativa, essa é uma escolha de chá para ansiedade para aqueles dias de nervosismo.

Valeriana

Promovendo mais calma e induzindo um sono tranquilo, a valeriana é um ótimo chá para ansiedade e pânico.

Como combater a ansiedade?

Além do chá para ansiedade, algumas outras dicas podem ajudar a diminuir os sintomas. A melhor maneira de fazê-lo é procurar ajuda médica de um psicólogo e aliar o tratamento com uma mudança de hábitos, em que se pode incluir atividades físicas, meditação, tirar um tempo para cuidar de si e buscar atividades que te façam sentir bem.

Ao acrescentar o chá para ansiedade na sua rotina, em pouco tempo você irá conseguir perceber seus efeitos, deixando sua vida mais leve e proporcionando um sono de qualidade melhor.

2 comentários em “Saiba o que é e como combater a ansiedade com ajuda dos chás”

Deixe um comentário