O que são os chás e suas funções?

O que são os chás e suas funções?

Desde algum tempo atrás o ser humano já tinha desenvolvido o hábito de tomar chá, sejam eles por motivos medicinais, recreativos ou até em convenções sociais. Neste conteúdo, vamos falar mais sobre essa bebida maravilhosa conhecida como chá, quais as vantagens e os benefícios de se tomar chá, e colocá-lo em nossa dieta e cotidiano.

O que são os chás?

Conteúdo

Antes de falarmos sobre os benefícios de tomar chá, saiba que se trata de uma bebida quente feita com ervas, raízes, folhas e até mesmo algumas folhas de frutas, que traz inúmeros benefícios para a saúde. 

Os chás podem ter propriedades calmantes, estimulantes, expectorantes e até mesmo diuréticas; isto tudo só dependendo da erva, fruta ou ingrediente que você usar para fazê-lo.

Para que serve tomar chá?

O hábito de tomar chá pode contribuir de maneira muito significativa para a sua saúde, afinal, existe uma infinidade de chás disponíveis no mercado.

Para que serve tomar chá?
Tomar chá. Fonte/Reprodução: original.



O importante de tomar chá não é só o seu gosto, você precisa saber o que está tomando. Existem chás que são bons contra sintomas de gripe, outros que já são bons para gastrite, dor de cabeça, dor de garganta, bons expectorantes de catarro, e até mesmo chás que prometem ter efeitos afrodisíacos.

Contudo, o importante aqui é saber que o ato de tomar chá pode ser muito bem aproveitado, quando você tem um bom conhecimento sobre chás e como fazê-los.

Quais os benefícios de se tomar chá?

O ato de tomar chá pode beneficiar muito a nossa rotina, além de serem poderosas fontes de nutrientes, e proporcionar a nós aquele momento de calmaria, paz interior, equilíbrio e relaxamento mental.

Quais os benefícios de se tomar chá?
Benefícios. Fonte/Reprodução: original.

Determinados tipos de chás também são uma ótima alternativa para lidar com doenças específicas e que ainda não foram completamente curadas. Mesmo que você seja daquela pessoa que tem o costume de reclamar de tomar chá frio, não se preocupe; o consumo regular de chás quentes ou não, feitos à base de ingredientes naturais atuam como poderosos antioxidantes, que protegem nosso organismo prevenindo doenças.

Quais os tipos de chá?

O chá é originário da planta Camellia sinensis, que foi registrada pela primeira vez na China e conta com 6 famílias diferentes. Tomar chá de Hibisco, hortelã, camomila, erva-doce e até mesmo o chá boldo, é uma delícia, mas estes se levados ao “pé da letra” não podem ser considerados chás. A Camellia sinensis possui 6 famílias, sendo estas a do Chá-Branco, Chá-Verde, Chá-Amarelo, Chá Oolong, Chá-Preto e também o Chá Escuro. Já os tipos de chás são infinitos, variando destas 6 famílias e todas as outras sub-espécies envolvidas, vão desde chás feitos com raízes de plantas exóticas, até os mais conhecidos como os chá mate que são vendidos aos montes em supermercados.

Qual a função do chá?

Quanto nós praticamos o ato de tomar chá, temos que ter em mente que é uma bebida que traz consigo inúmeros benefícios para a saúde. Os chás podem ter  diversas propriedades como: calmantes, oxidantes, anti-inflamatórias e entre outras. Tudo isto só depende da escolha de matéria prima que será usada na produção do seu chá.

Então, a função de tomar chá, vai depender somente da sua necessidade. Por exemplo: se você está com uma dor de garganta, por acordar com a garganta seca pode escolher seguramente um chá de hortelã adoçado com uma colher de mel natural e tomá-lo ainda morno.

Como fazer chá?

A dica para produzir um bom chá é sempre estar certo de que a planta, erva, fruta e etc que for ser usada no seu chá, é de boa qualidade. Chás prontos comprados em mercado, geralmente tem o seu foco em sabor e aroma, ainda que ajudem seu organismo com algumas coisas, eles nunca conseguiriam competir com chás naturais adoçados com mel de abelha. A receita para fazer chá é simples, e na maioria das vezes só leva 2 passos, que consistem em ferver a água e despejar na xícara com o sachê ou tipo de chá escolhido para consumo.

A dica maior aqui é selecionar os seus ingredientes a dedo, o próximo passo é separar uma quantia padrão deles, que você julgue o suficiente para fazer um copo de chá; então a lógica é entender o tamanho da xícara que será usada, ferver a água sempre com um pouco a mais do que você vai usar, pois um pouco sempre será perdido com a temperatura alta de evaporação da água.

Com isso, você aprendeu mais sobre como tomar chá, benefícios e outras curiosidades dessa bebida milenar. Se gostou, compartilhe com algum conhecido, para que ele também adicione esse hábito em sua rotina e mantenha uma vida saudável.

Deixe um comentário