O poder medicinal da Vinca-Menor: as chaves para uma vida saudável

planta vinca menor

A Vinca-Menor é uma planta medicinal que tem sido usada há séculos para tratar uma variedade de doenças e condições. Esta planta é rica em nutrientes que são essenciais para uma boa saúde e bem-estar. Neste artigo, vamos discutir as principais propriedades medicinais da Vinca-Menor, bem como os benefícios para a saúde que ela pode oferecer.

O que é a Vinca-Menor?

Conteúdo

A Vinca-Menor é uma planta da família das Apocynaceae, também conhecida como mandrake, pervinca ou vincapervinca. É um subarbusto perene com até 60 centímetros de altura, possuindo ramos não florescentes prostrados e ramos florescentes eretos.

Tabela sobre Vinca-Menor

O FDA considera a Vinca menor não segura para consumo humano mas ela é utilizada na Turquia, Europa e Eurásia assim como na Homeopatia.

Característica Descrição Benefícios
Nativa Nativa da Europa, da Espanha ao Cáucaso, mas é encontrada em vários países do mundo. Propriedades medicinais adstringentes, analgésicas, probióticas, bactericidas, vermifugas, amebicidas, diotônicas, digestivas, laxativas, estomáquicas, agogas, febrífugas e hipotensivas.
Princípio ativo Vincamina Hipotensiva e tem ação antiespasmódica, hipoglicemiante e simpatolítica.
Posologia 3 a 6ml de tintura divididos em 2 ou 3 doses diárias diluídos em água; 2g de erva seca (1 colher de sobremesa para cada xícara de água) em decocto até 3 vezes ao dia. Alívio de cólicas, dores abdominais e crônicas, além de estimular o trato digestivo; tratamento de doenças cardiovasculares e diabetes; propriedades antibióticas, antifúngicas, antiparasitárias e vermífugas; uso como colutório e gargarejo para tratar doenças da boca, gengivas e garganta.
Segurança Não há relatos de casos de morte por envenenamento. Segura no uso e doses terapêuticas indicadas. Não há relatos de casos de morte por envenenamento.

O poder medicinal da Vinca-Menor: as chaves para uma vida saudável.

A Vinca-Menor é uma planta medicinal nativa da Europa, da Espanha ao Cáucaso, mas é encontrada em vários países do mundo. Ela possui propriedades medicinais adstringentes, analgésicas, probióticas, bactericidas, vermifugas, amebicidas, diotônicas, digestivas, laxativas, estomáquicas, agogas, febrífugas e hipotensivas. Além disso, possui ação antidiabética de efeito discutível. Seu princípio ativo mais estudado é a vincamina que é hipotensiva e tem ação antiespasmódica, hipoglicemiante e simpatolítica.

Benefícios da Vinca-Menor

A Vinca-Menor possui vários benefícios para a saúde. Devido à sua ação antiespasmódica, ela ajuda a aliviar cólicas, dores abdominais e crônicas, além de estimular o trato digestivo. Estudos também mostram que ela pode ser útil no tratamento de doenças cardiovasculares e diabetes, devido à sua ação hipotensiva e hipoglicemiante. Ela também possui propriedades antibióticas, antifúngicas, antiparasitárias e vermífugas, sendo útil no tratamento de infecções. Além disso, pode ser usada como colutório e gargarejo para tratar doenças da boca, gengivas e garganta.

Posologia

A posologia recomendada para uso interno é de 3 a 6ml de tintura divididos em 2 ou 3 doses diárias diluídos em água; 2g de erva seca (1 colher de sobremesa para cada xícara de água) em decocto até 3 vezes ao dia com intervalos menores que 12hs; nos casos de diarreia o chá deve ser tomado após as refeições; o dobro da dose da infusão pode ser usado como colutório e gargarejo; vinhos medicinais podem ser feitos com a planta seca que deverá ser tomado 1 colher de sobremesa antes das principais refeições.

Segurança

A Vinca-Menor é segura no uso e doses terapêuticas indicadas. No entanto podem ocorrer distúrbios gastrintestinais, hipotensão severa e rash cutâneo nos casos de superdosagem. Não há relatos de casos de morte por envenenamento.

Deixe um comentário